ENUNCIAR PARA INTERAGIR

UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATERIAL DIDÁTICO EM DISCIPLINAS DE CURSOS A DISTÂNCIA

Autores

  • Tiana Antunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Semiótica francesa, Interação, Enunciação, Material Didático

Resumo

O presente trabalho é uma tentativa de discutir questões sobre as interações que são realizadas nos cursos a distância por meio dos documentos produzidos pelos docentes no âmbito da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead/UFMS). Em primeiro lugar, retomamos questões teóricas provenientes da semiótica de origem francesa (Fiorin, 2005, 2011; Barros, 2008), e selecionamos alguns conceitos essenciais para o objeto em questão, tais como as relações entre enunciador e enunciatário e o estudo dos regimes de interação (Landowski, 2014; Faria; Teixeira, 2013). Em seguida analisam-se exemplos de atividades produzidas pelos professores, a saber, enunciados dos fóruns, a fim de observar quais estratégias de produção são utilizadas para que tais materiais alcancem seus objetivos pedagógicos e façam os estudantes cumprirem as atividades propostas, ainda que, em certa medida, haja previsibilidade daquilo que os discentes encontram ao cursar as distintas disciplinas de seu curso. Conclui-se que, apesar de a produção conceder certo grau de liberdade aos docentes, é preciso saber escolher e explorar estratégias que despertem o querer-fazer por parte dos enunciatários, em especial, no gênero discursivo escolhido, bem como refletir se outros caminhos poderiam ser selecionados quanto à interação com o enunciatário figurativizado como estudante. 

Biografia do Autor

Tiana Antunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel e licenciada em Português-literaturas pela UFRJ, mestre e doutora em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atualmente, é professora adjunta do curso de Letras do campus de Coxim da UFMS.

Referências

BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 4 ed. São Paulo: Ática, 2008.

DINIZ, L. F. [BACKUP MOODLE] ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE https://link.ufms.br/59jw5 Acesso em 24 ago. 2023.

FARIA, K.; TEIXEIRA, L. Interações no jornalismo on-line. In: TEIXEIRA, L.; CARMO JR., J. R. do. Linguagens na cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2013.

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2011.

GOMES, Regina Souza. Teoria semiótica e ensino de redação. Ensino de Letras. Cadernos do CNFL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, vol. X, nº 7, p. 202-216, 2006.

HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4 ed. rev. e aumentada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

RIEDNER, D. D. T. [BACKUP MOODLE] EaD, MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/fM1CB . Acesso em 24 ago. 2023.

UFMS. Aprova o Plano de Ação: Produção, Validação e Atualização de Materiais Didáticos da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resolução n. 854 - COGRAD/UFMS, de 15 de maio de 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/hx7ao . Acesso 26 ago. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Antunes, T. (2024). ENUNCIAR PARA INTERAGIR: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATERIAL DIDÁTICO EM DISCIPLINAS DE CURSOS A DISTÂNCIA . SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/156

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos