ENUNCIAR PARA INTERAGIR
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATERIAL DIDÁTICO EM DISCIPLINAS DE CURSOS A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Semiótica francesa, Interação, Enunciação, Material DidáticoResumo
O presente trabalho é uma tentativa de discutir questões sobre as interações que são realizadas nos cursos a distância por meio dos documentos produzidos pelos docentes no âmbito da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead/UFMS). Em primeiro lugar, retomamos questões teóricas provenientes da semiótica de origem francesa (Fiorin, 2005, 2011; Barros, 2008), e selecionamos alguns conceitos essenciais para o objeto em questão, tais como as relações entre enunciador e enunciatário e o estudo dos regimes de interação (Landowski, 2014; Faria; Teixeira, 2013). Em seguida analisam-se exemplos de atividades produzidas pelos professores, a saber, enunciados dos fóruns, a fim de observar quais estratégias de produção são utilizadas para que tais materiais alcancem seus objetivos pedagógicos e façam os estudantes cumprirem as atividades propostas, ainda que, em certa medida, haja previsibilidade daquilo que os discentes encontram ao cursar as distintas disciplinas de seu curso. Conclui-se que, apesar de a produção conceder certo grau de liberdade aos docentes, é preciso saber escolher e explorar estratégias que despertem o querer-fazer por parte dos enunciatários, em especial, no gênero discursivo escolhido, bem como refletir se outros caminhos poderiam ser selecionados quanto à interação com o enunciatário figurativizado como estudante.
Referências
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 4 ed. São Paulo: Ática, 2008.
DINIZ, L. F. [BACKUP MOODLE] ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE https://link.ufms.br/59jw5 Acesso em 24 ago. 2023.
FARIA, K.; TEIXEIRA, L. Interações no jornalismo on-line. In: TEIXEIRA, L.; CARMO JR., J. R. do. Linguagens na cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2013.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
GOMES, Regina Souza. Teoria semiótica e ensino de redação. Ensino de Letras. Cadernos do CNFL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, vol. X, nº 7, p. 202-216, 2006.
HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4 ed. rev. e aumentada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
RIEDNER, D. D. T. [BACKUP MOODLE] EaD, MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/fM1CB . Acesso em 24 ago. 2023.
UFMS. Aprova o Plano de Ação: Produção, Validação e Atualização de Materiais Didáticos da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resolução n. 854 - COGRAD/UFMS, de 15 de maio de 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/hx7ao . Acesso 26 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiana Antunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.