MONTANDO O TRIPÉ
REFLEXÕES SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Extensão, educação a distância, ensino superior, curricularização da extensãoResumo
O presente artigo traz reflexões e questionamento sobre a extensão na educação superior do Brasil. O assunto toma forma quando as instituições que oferecem cursos de graduação estão em franca implantação da extensão em projetos educacionais. Assim, uma pesquisa documental, baseada nas legislações vigentes e pertinentes foi complementada a uma pesquisa bibliográfica, em busca de registros recentes da curricularização da extensão. Tendo em mente a definição da extensão como componente que leva os benefícios do ensino e da pesquisa até a sociedade, o artigo ressalta que o equilíbrio do tripé parece frágil e está permanentemente em construção. Ao considerar que a literatura sobre a implantação da extensão nos cursos superiores é recente, também pontua estratégias de extensão em funcionamento em cursos de computação. Questiona a necessidade estabelecida pela legislação para que a extensão dos cursos a distância seja realizada presencialmente, promove reflexões sobre a necessidade de considerar as condições do estudante e, também, de garantir os avanços obtidos com o uso das tecnologias digitais em rede em prol da própria educação a distância. Ao final, aponta a necessidade de integrar as instituições de ensino superior como Comunidades de Prática, como forma de garantir uma formação, interação e conhecimento sobre o tema.
Referências
BORDIN, Andrea Sabedra. Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 262-269. DOI: https://link.ufms.br/3ekzJ.
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/Y0CIt. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação. Disponível em: https://link.ufms.br/UFbaa. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/etEMk. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/0li7b. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://link.ufms.br/PiwX3. Acesso em: 29 ago. 2023.
MELO, Amanda Meincke; DE MELLO, Aline Vieira; KREUTZ, Diego; BERNARDINO, Maicon. Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 289-299. DOI: https://link.ufms.br/8qQy5.
SIQUEIRA, Diego X.; BOAVENTURA, Geísa A. R.; CAMPOS, Lívia M. C.; COSTA, Newarney T.; MACEDO, Mateus B.; ARANHA, Renan Vinicius; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X. Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão: uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 10. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-68. ISSN 2763-8766. DOI: https://link.ufms.br/KWcdp.
SLEUTJES, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n. 3, p. 99 a 101, 1999. Disponível em: https://link.ufms.br/YMSfj. Acesso em: 29 ago. 2023.
WENGER, E. Community of Practice: Learning, Meaning, and Identity. New York, Cambridge University Press, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Constantino Dias da Cruz Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.