TUTORIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE
A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA UFMS DIGITAL
Palavras-chave:
mediação, tutoria, aprendizagem on-line, Programa UFMS DigitalResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o modelo de tutoria do Programa UFMS Digital, bem como as atribuições e estratégias de mediação da aprendizagem que permeiam o trabalho dos professores tutores no contexto da instituição. O trabalho da tutoria compreende momentos de interação síncrona e assíncrona em diversos pontos da trilha de aprendizagem das disciplinas dos cursos a distância da instituição. Esse trabalho é definido e organizado pela gestão dos cursos e pode acontecer em dois modelos distintos: a) modelo de tutoria por grupos; e b) modelo de tutoria por disciplinas. Nesse relato, apresentamos as vantagens e desvantagens percebidas em cada um deles, bem como os desafios que se apresentam para o desenvolvimento do trabalho da tutoria, independente do modelo adotado. Esses desafios perpassam a formação dos professores tutores, a estruturação do modelo pedagógico, as dificuldades dos estudantes com uso de tecnologias digitais e a necessidade de maior engajamento dos estudantes com o curso, que também aponta para o desafio do desenvolvimento da autonomia e da gestão do tempo. A tutoria e a mediação da aprendizagem têm sido um importante instrumento para engajamento dos estudantes e para manutenção dos índices de aprovação, aproveitamento e permanência dos estudantes nos cursos.
Referências
Batista, Erlinda Martins; Gobara, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 77, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/0qhwO. Acesso em: 26 jul. 2019.
Behar, Patricia Alejandra. (org.) Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
Filatro, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
Filatro, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
Filatro, Andrea. Design instrucional para professores. Editora Senac: São Paulo, 2023.
Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Cristina Maziero, Daiani Damm Tonetto Riedner, Hercules da Costa Sandim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.