TUTORIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE

A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA UFMS DIGITAL

Autores

Palavras-chave:

mediação, tutoria, aprendizagem on-line, Programa UFMS Digital

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o modelo de tutoria do Programa UFMS Digital, bem como as atribuições e estratégias de mediação da aprendizagem que permeiam o trabalho dos professores tutores no contexto da instituição. O trabalho da tutoria compreende momentos de interação síncrona e assíncrona em diversos pontos da trilha de aprendizagem das disciplinas dos cursos a distância da instituição. Esse trabalho é definido e organizado pela gestão dos cursos e pode acontecer em dois modelos distintos: a) modelo de tutoria por grupos; e b) modelo de tutoria por disciplinas. Nesse relato, apresentamos as vantagens e desvantagens percebidas em cada um deles, bem como os desafios que se apresentam para o desenvolvimento do trabalho da tutoria, independente do modelo adotado. Esses desafios perpassam a formação dos professores tutores, a estruturação do modelo pedagógico, as dificuldades dos estudantes com uso de tecnologias digitais e a necessidade de maior engajamento dos estudantes com o curso, que também aponta para o desafio do desenvolvimento da autonomia e da gestão do tempo. A tutoria e a mediação da aprendizagem têm sido um importante instrumento para engajamento dos estudantes e para manutenção dos índices de aprovação, aproveitamento e permanência dos estudantes nos cursos. 

Biografia do Autor

Aline Cristina Maziero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aline Cristina Maziero é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é servidora da Agead/UFMS e atua como professora tutora em cursos de graduação a distância da UFMS.

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga e Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Mestrado e Doutorado em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente (EDUTEC/UFMS), atuando nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais, aprendizagem criativa, recursos educacionais abertos e educação a distância. Atualmente é Secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agead e Coordenadora Adjunta da UAB na UFMS

Hercules da Costa Sandim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Bacharelado (2005) e Mestrado (2009) em Ciência da Computação pela UFMS. Na área de Ciência da Computação atua principalmente com as seguintes temáticas: Banco de Dados, Análise de Redes Complexas e Engenharia de Software, Tecnologias educacionais e Educação a Distância. Atualmente é doutorando na UFMS na área de Engenharia de Software, Professor Adjunto da UFMS, Coordenador Institucional UFMS na UAB/CAPES e na UniRede, além de Diretor da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS – Agead/UFMS.

Referências

Batista, Erlinda Martins; Gobara, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 77, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/0qhwO. Acesso em: 26 jul. 2019.

Behar, Patricia Alejandra. (org.) Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

Filatro, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

Filatro, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

Filatro, Andrea. Design instrucional para professores. Editora Senac: São Paulo, 2023.

Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Maziero, A. C., Damm Tonetto Riedner, D., & da Costa Sandim, H. (2024). TUTORIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA UFMS DIGITAL. SUD, 10. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/151

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias