CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COLETIVOS FAVORÁVEIS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD
Palavras-chave:
Institucionalização da EaD, TDIC, Momento EaDResumo
A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo significativamente, em especial, após a pandemia. Contudo, a institucionalização da modalidade ainda é um desafio para muitas instituições. Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar a adoção de uma metodologia voltada a promover um espaço de diálogo e de construção coletiva sobre as ações de EaD desenvolvidas no Instituto Federal de Brasília, visando contribuir para o processo de institucionalização da modalidade. A metodologia - “Momento EaD” - consiste em encontros que congregam, mensalmente, servidores, estudantes e membros externos da instituição para compartilharem experiências sobre a EaD e os usos das tecnologias digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: contextualização, diálogo e construções, encaminhamentos e encerramento. Sob uma perspectiva freireana de construção coletiva e problematizadora, o Momento EaD parte de uma realidade concreta articulada a problematizações teórico-práticas que elucidam vivências, indagações e proposições para o fortalecimento da modalidade na instituição.
Referências
BICALHO, R. N. M.; MEDEIROS, J. C. O modelo híbrido de educação como estratégia para o processo de institucionalização da EaD. Revista Eixo, v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/hseAI. Acesso em: 20 ago. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
LIMA. D; MORI, M. CRUZ, J. R. Educação Semipresencial e Híbrida no Brasil: descortinando conceitos e regulamentação. Revista EducaOnline. Vol 15. Nº 01. Rio de Janeiro, 2021.
LOBO, Édila Marta Miranda. Um caminho para a Institucionalização da educação a distância. ESUD, 2013. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.
FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. FIDALGO, F. S. et al. [Org.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
VELOSO. B; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância Pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educ. rev. 38, 2022. https://link.ufms.br/Pjk0c
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rute Nogueira de Morais Bicalho, Jennifer de Carvalho Medeiros, Joscélia Moreira de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.