AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB
Palavras-chave:
Evasão, EaD, Moodle, Tutoria, WhatsAppResumo
O objetivo do presente trabalho é avaliar a percepção dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, a respeito do conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Para este estudo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado aos acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo mostrou-se como importante ferramenta nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para diminuir a evasão, devendo ser desenvolvido pelos(as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses(as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores(as) e coordenadores(as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades do corpo discente em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.
Referências
ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância: Censo EaD 2022. São Paulo, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/z8qeN. Acesso em 05 ago. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, : Inep, 2022a. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Acesso em: 7 jul. 2023.
CONJUR - Consultor Jurídico. Consultório jurídico. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil, São Paulo, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/024xu. Acesso em 14 ago. 2023
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Brasília, Acesso em ago. 2023.
Lima, M. A. de A.; Sá, E. M. O.; Pinto, A. de C. (2014). Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso do curso de bacharelado de Administração Pública. In XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (XI Esud) . 2). Florianópolis: p. 732-2.747 Disponível em: https://link.ufms.br/LTclc. Acesso em 05 ago. 2023
PEDROSA, Rafael Alves; NUNES, Danilo. O desafio da evasão em cursos superiores na modalidade EaD. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.
TOKARNIA, Mariana. Educação superior à distância cresce em ritmo acelerado. Agência Brasil, v. 28, p. 2017-05, 2017.
SANTOS, Silvana Sidney Costa. Pesquisa quantitativa ou qualitativa na enfermagem? Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 3, n. 4, set. 2009.
MARTINS, Ronei Ximenes et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud). 2012. p. 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laiser dos Santos Mello, Maria Eliza Rosa Gama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.