AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB

Autores

  • Laiser dos Santos Mello Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-4392-943X
  • Maria Eliza Rosa Gama Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Evasão, EaD, Moodle, Tutoria, WhatsApp

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar a percepção dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, a respeito do conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Para este estudo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado aos acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo mostrou-se como importante ferramenta nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para diminuir a evasão, devendo ser desenvolvido pelos(as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses(as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores(as) e coordenadores(as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades do corpo discente em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.

Biografia do Autor

Laiser dos Santos Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é mestrando do Programa de pós-graduação em geografia, atua como técnico em t.i. na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão . Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores.

Referências

ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância: Censo EaD 2022. São Paulo, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/z8qeN. Acesso em 05 ago. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, : Inep, 2022a. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Acesso em: 7 jul. 2023.

CONJUR - Consultor Jurídico. Consultório jurídico. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil, São Paulo, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/024xu. Acesso em 14 ago. 2023

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Brasília, Acesso em ago. 2023.

Lima, M. A. de A.; Sá, E. M. O.; Pinto, A. de C. (2014). Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso do curso de bacharelado de Administração Pública. In XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (XI Esud) . 2). Florianópolis: p. 732-2.747 Disponível em: https://link.ufms.br/LTclc. Acesso em 05 ago. 2023

PEDROSA, Rafael Alves; NUNES, Danilo. O desafio da evasão em cursos superiores na modalidade EaD. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.

TOKARNIA, Mariana. Educação superior à distância cresce em ritmo acelerado. Agência Brasil, v. 28, p. 2017-05, 2017.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Pesquisa quantitativa ou qualitativa na enfermagem? Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 3, n. 4, set. 2009.

MARTINS, Ronei Ximenes et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud). 2012. p. 1-12.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

dos Santos Mello, L., & Rosa Gama, M. E. (2024). AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/147

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias