AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/UFVJM PELOS EGRESSOS CONSIDERANDO OS OBJETIVOS DO PNAP

Autores

  • Roberty Siqueira de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Jairo Silva de Macedo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Paulo César de Macedo Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Grazielle Sucupira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

PNAP, Egressos, Administrador Público, Gestão Pública

Resumo

 A profissionalização na Gestão Pública vem sendo uma preocupação constante no Brasil, em especial após a reforma de 1995, alicerçada nos conceitos da Administração Gerencial. Tal preceito, aliado ao cenário de carência de profissionais da Gestão Pública nos municípios brasileiros, deu origem ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), que por meio da criação e padronização de cursos específicos disponibilizados a todas as instituições públicas de ensino superior que fazem parte do sistema de Universidade Aberta do Brasil, visa qualificar profissionais em Administração Pública. Este estudo apresenta a avaliação e visão dos graduados em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, quanto à qualidade do curso, o aprendizado das habilidades aplicado em sua realidade. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário online aos egressos e se analisou os portais da transparência dos municípios onde encontram-se esses egressos. De acordo com o resultado obtidos a partir das respostas dos egressos que responderam ao questionário, o curso de Administração Pública da UFVJM atende as propostas do PNAP nos quesitos de qualidade, na preparação para o mercado de trabalho, na participação significativa da mão de obra gerada dentro da Gestão dos Municípios e dispersão demográfica. Contudo, os egressos relatam o contexto da falta de oportunidades e valorização do Administrador Público, abrindo margem para discussão quanto à implementação de mecanismos que possibilitem a atuação efetiva dos profissionais. 

Biografia do Autor

Roberty Siqueira de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Administração Pública. 

Jairo Silva de Macedo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Administração Pública

Paulo César de Macedo Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Administração Pública.

Grazielle Sucupira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Administração/Unb.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca. Disponível em: https://link.ufms.br/1BKPQ. Acesso em: 09 jul. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Disponível em: https://link.ufms.br/z0ghj. Acesso em: 09 jul. 2021.

CONTI, José Maurício. Não falta dinheiro à administração pública, falta gestão. Disponível em: https://link.ufms.br/h6G4T. Acesso em: 18 set. 2020.

DIEHL, Astor António; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: Métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FERREIRA, Zuleika Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; MENDONÇA, Alzino Furtado. O perfil do aluno de educação a distância no ambiente teleduc. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba-PR, 2007.

FINGER, Andrew Beheregarai. A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente. 2000. 187 p. Dissertação de Mestrado em Administração – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/XCqs3. Acesso em: 16 abr. 2021.

GUIMARÃES, Tomas de Aquino. A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, v. 34 n. 3, p.125 a 140. 2000.

NETO, Silvio Carvalho. Dimensões de qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. 256 p. Tese de Doutorado em Administração – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

RODRIGUES, Daniela Dias; NOVAES, Kathlen dos Reis; Leandro, THIAGO Vinícius da Costa. O surgimento do curso de bacharelado em Administração Pública no Brasil e sua importância na evolução da gestão pública. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2017.

SANTOS, nderson Ferreira. Administração Pública Brasileira: O Modelo Gerencial e as Ferramentas de Melhoria na Gestão Pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 04, pp. 69-85, agosto de 2018.

SOARES, Augusto Cesare de Campos. RICARDO, Laurice de Fátima Gobbi. Um panorama do PNAP/UEM: Estudo de caso da implementação da primeira turma EaD em Administração Pública. Notandum, ano XXII, n. 49, jan./abr. 2019 CEMOrOC-Feusp / IJI-Univ. do Porto. 20 p.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Roberty Siqueira de Oliveira, Jairo Silva de Macedo, Paulo César de Macedo Castro, & Sucupira, G. (2024). AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/UFVJM PELOS EGRESSOS CONSIDERANDO OS OBJETIVOS DO PNAP. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/142

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança