CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Palavras-chave:
Referenciais Pedagógicos, Princípios Pedagógicos, Tecnologias Educacionais DigitaisResumo
O presente artigo apresenta uma sugestão de Referenciais Pedagógicos a serem utilizados para o desenvolvimento de processos educacionais com o uso de recursos educacionais digitais, expondo as concepções e os princípios pedagógicos que delineiam a educação mediada pelas tecnologias educacionais digitais. O processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade passa necessariamente pelo domínio da utilização dos recursos digitais. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar concepções e princípios que possam fundamentar e apoiar o uso de recursos educacionais digitais auxiliando na proposição e apoio à implementação de metodologias pedagógicas e na cocriação de projetos educacionais, englobando o ensino, a pesquisa e a extensão. O caminho metodológico foi uma pesquisa de cunho bibliográfico. Através da revisão bibliográfica foi possível elencar sete princípios que orientam o fazer docente nos ambientes virtuais de aprendizagem, estes por sua vez possibilitaram a elaboração de documentos orientadores e tutoriais, bem como oficinas de capacitação para docentes e estudantes. Estas ações sinalizaram que as transformações sensoriais e intelectuais, que permitem novos saberes, novas formas de organização, novas vivências e nova mobilidade social, possibilitando, também, tempos de fragilidades de fronteiras, de territórios informacionais recombinantes de erosão da autoria, de novas configurações de tempo e de espaço e de contínua produção de nós mesmos e de nossos contextos.
Referências
ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Os espaços perceptivos nos quais interagimos. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. (org.). A cibercultura e seu espelho. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.
BABIN, Pierre, KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
ECO, Umberto. Obra aberta. Editora Perspectiva SA, 1962.
FERRARA, Lucrécia D`Alessio. O espaço líquido. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. (org.). A cibercultura e seu espelho. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.
FREIRE, P. SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução Adriana Lopes. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013. Disponível em https://link.ufms.br/OsMhE Acesso em 10 abr 2019.
GÓMEZ, Pérez. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradição Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 31. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
LEMOS, A. 2009. Cibercultura como território recombinante. Conferência no Evento “Territórios Recombinantes”, Instituto Goethe (ICBA). Ago/2016. Salvador/BA. Disponível em: https://link.ufms.br/VZb2w Acesso em: 10 abr 2019.
LOPES, Daniel de Queiroz; SOMMER, Luis Henrique; SCHMIDT, Saraí Patricia. Professor propositor: a curadoria como estratégia para a docência on-line. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo: , v. 17, n. 2, p. 54-72, jul./dez. 2014
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EdUSP, 2001.
PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1965.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. [informações da editora].
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2002.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: Educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade, cidadania. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
TAJRA, Sanmya. Sociedade digital: um olhar para a revolução 4.0 e para a Educação 4.0. In: TAJRA, Sanmya (org). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lui Nornberg, Christiano Martino Otero Avila, Rosaura Espírito Santo da Silva, Larissa Medianeira Bolzan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.