EVENTO CIENTÍFICO MULTICAMPI NO MOODLE ABERTA
DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS ÀS ADAPTAÇÕES SISTÊMICAS
Palavras-chave:
Metodologia, Evento Científico, Moodle, TDIC, UFPR Aberta.Resumo
Faz parte da vida acadêmica a promoção e a participação em eventos científicos para a divulgação e publicização das pesquisas realizadas na Universidade. Com a pandemia de COVID-19, essa prática, até então realizada presencialmente, foi inviabilizada dada a adoção do distanciamento social como medida de contenção da doença. Diante dessa nova realidade, fez-se necessária a adoção de novas estratégias para a manutenção das atividades acadêmicas valendo-se do uso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de práticas administrativo-pedagógicas e de adaptações sistêmicas para a promoção do maior evento científico multicampi na Universidade Federal do Paraná - UFPR, denominado Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), celebrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, UFPR Aberta. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa descrita em que se detalha os procedimentos, os recursos tecnológicos, as práticas administrativo-pedagógicas adotadas e as adaptações realizadas para a sincronização dos sistemas UFPR e a UFPR Aberta. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de uma metodologia de criação de evento científico no Moodle UFPR Aberta possibilitando adesão e participação substancial do público, permitindo não só o convívio entre os membros da comunidade acadêmica como também a sociabilização das pesquisas científicas e dos trabalhos desenvolvidos nos Programas institucionais pela comunidade externa.
Referências
CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A Formação de novos quadros para CT&I: avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic). Brasília,: 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/btn8D Acesso em: 15 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/LIWWg . Acesso em: 15 ago. 2023.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. Cengage Learning Editores, 2003.
MACIEL, Bruno Soares et al. IX Fórum de Educação a Distância Do Instituto Federal de Brasília: Experiências e Avaliação de Evento On-line. Diálogos Sobre EaD, p. 119, 2021.
ROBNETT, R.D.; CHEMERS, M.M.; ZURBRIGGEN, E.L. Longitudinal associations among undergraduates’ research experience, self-efficacy, and identity. In: J. Res. Sci. Teach. v. 52, p. 847–867, 2015.
. Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/PWw1R Acesso em 08 ago. 2023.
UNESCO. UNESCO Recommendation on Open Science: An Upcoming Milestone in Global Science. Science Diplomacy, p. 39, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wBHUb . Acesso em: 08 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geovana Gentili Santos, Anderson S. Marcolino, C. Y. Ishida, Sarah Menon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.