EVENTO CIENTÍFICO MULTICAMPI NO MOODLE ABERTA

DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS ÀS ADAPTAÇÕES SISTÊMICAS

Autores

Palavras-chave:

Metodologia, Evento Científico, Moodle, TDIC, UFPR Aberta.

Resumo

Faz parte da vida acadêmica a promoção e a participação em eventos científicos para a divulgação e publicização das pesquisas realizadas na Universidade. Com a pandemia de COVID-19, essa prática, até então realizada presencialmente, foi inviabilizada dada a adoção do distanciamento social como medida de contenção da doença. Diante dessa nova realidade, fez-se necessária a adoção de novas estratégias para a manutenção das atividades acadêmicas valendo-se do uso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de práticas administrativo-pedagógicas e de adaptações sistêmicas para a promoção do maior evento científico multicampi na Universidade Federal do Paraná - UFPR, denominado Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), celebrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, UFPR  Aberta. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa descrita em que se detalha os procedimentos, os recursos tecnológicos, as práticas administrativo-pedagógicas adotadas e as adaptações realizadas para a sincronização dos sistemas UFPR e a UFPR  Aberta. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de uma metodologia de criação de evento científico no Moodle UFPR Aberta possibilitando adesão e participação substancial do público, permitindo não só o convívio entre os membros da comunidade acadêmica como também a sociabilização das pesquisas científicas e dos trabalhos desenvolvidos nos Programas institucionais pela comunidade externa.

Biografia do Autor

Geovana Gentili Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal Do Paraná (UFPR), Setor Litoral (SL), junto à Câmara de Linguagem e Comunicação (LINCOM). Atualmente, está Coordenadora da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) e Coordenadora Geral do Programa Sistema UAB/UFPR. Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa sanduíche Erasmus Mundus junto à Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha) e Mestra pela UNESP/Assis, no Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Literatura e Vida Social, com bolsa CAPES. Graduada pela UNESP/Assis, em Letras Português/Francês (2005) e em Português/Espanhol (2007), com bolsa FAPESP de Iniciação Científica.

Anderson S. Marcolino, Universidade Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação na Universidade Estadual de São Paulo - ICMC-USP. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Internet. MBA em Gerência de Projetos e Governança de TI. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense. 

C. Y. Ishida, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado sandwich em Matemática Aplicada - Université Paris-Sud XI (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Trabalha com EaD desde 2002.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, aprendizado de máquina, mineração de dados, programação genética e classificação.

Sarah Menon, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Docência em Direitos Humanos pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2019). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Servidora pública federal, Técnica em Assuntos Educacionais, Chefe da Seção de Gerenciamento Acadêmico da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), da Universidade Federal do Paraná.

Referências

CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A Formação de novos quadros para CT&I: avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic). Brasília,: 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/btn8D Acesso em: 15 ago. 2023.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/LIWWg . Acesso em: 15 ago. 2023.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. Cengage Learning Editores, 2003.

MACIEL, Bruno Soares et al. IX Fórum de Educação a Distância Do Instituto Federal de Brasília: Experiências e Avaliação de Evento On-line. Diálogos Sobre EaD, p. 119, 2021.

ROBNETT, R.D.; CHEMERS, M.M.; ZURBRIGGEN, E.L. Longitudinal associations among undergraduates’ research experience, self-efficacy, and identity. In: J. Res. Sci. Teach. v. 52, p. 847–867, 2015.

. Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/PWw1R Acesso em 08 ago. 2023.

UNESCO. UNESCO Recommendation on Open Science: An Upcoming Milestone in Global Science. Science Diplomacy, p. 39, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wBHUb . Acesso em: 08 ago. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gentili Santos, G., da Silva Marcolino, A., Ishida, C. Y., & Menon Domingos do Nascimento, S. (2024). EVENTO CIENTÍFICO MULTICAMPI NO MOODLE ABERTA: DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS ÀS ADAPTAÇÕES SISTÊMICAS. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/140

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais