DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE XXXXXXXXXXXXXXXX FRENTE A COVID-19
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Atividades Remotas. Formação Acadêmica.Resumo
A realização do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), de forma remota, impôs a necessidade de reestruturação no planejamento para a oferta das atividades em formato online, uma vez que a Covid-19 provocou a suspensão das atividades presenciais nas escolas em 2020 e 2021. Dessa forma, buscou-se alternativas que permitissem ao discente vivenciar experiências de Estágio que contribuíssem para sua formação docente, sobretudo, considerando os conhecimentos apropriados em disciplinas estudadas. Nesse sentido, o estágio se desenvolveu a partir do esforço conjunto em busca de metodologias, recursos apropriados, bem como ferramentas de comunicação e interação que propiciassem maior interação do professor supervisor de estágio, tutoria e discente. A proposta de realização do Estágio Supervisionado em formato remoto demonstrou possibilidades de formação acadêmica concretas e aprendizagem discente, desde o planejamento realizado pelos estudantes, a escolha do recurso didático, a gravação de vídeo aulas e, finalmente, a elaboração de proposta de intervenção, no contexto escolar, a partir de uma situação problema hipotética concreta. Os resultados demonstraram que aproximadamente 53% dos licenciandos conseguiram cumprir integralmente a carga horária prevista para o Estágio e puderam avançar em sua formação acadêmica. Os 47% restantes não conseguiram cumprir as atividades propostas ou desistiram, sem sequer tentar avançar em seu processo formativo.
Referências
BELLONI, M. L. ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DIST NCIA NO BRASIL. In Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://link.ufms.br/Gupi1. Acesso em 29 abr. 2022.
CNE – Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 9/2020. Disponível em: https://link.ufms.br/yLVzm. Acesso em 7 jun. 2021.
CNE – Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 19/2009. Disponível em: https://link.ufms.br/D3MkG. Acesso em 07 jun. 2021.
LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org) Educação a distância: o estado da arte /). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Estado de Goiás . Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: https://link.ufms.br/oI1VY. Acesso em 7 jun. 2021.
LIB NEO, J. C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.
PRETTI, O. (org.) Educação a distância — construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE — UFMT; Brasília: Plano, 2000.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4 ed. rev. e ampl. Campinas,: Autores Associados, 2003.
SILVA, M. Sala de aula interativa 3. ed.. Rio de Janeiro: Quartet. 2002.
TELES, L. A aprendizagem por e-learning. Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.72-80.
YOKAICHIYA, D. K. et all. Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância - Análise da Distância Transacional. In Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eude de Sousa Campos, Mara Rubia Magalhães, Elaine Ferreira de Oliveira, Palmira Bernardino Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.