DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE XXXXXXXXXXXXXXXX FRENTE A COVID-19

Autores

  • Eude de Sousa Campos Universidade Estadual de Goiás
  • Mara Rubia Magalhães Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Elaine Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Palmira Bernardino Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Atividades Remotas. Formação Acadêmica.

Resumo

A realização do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), de forma remota, impôs a necessidade de reestruturação no planejamento para a oferta das atividades em formato online, uma vez que a Covid-19 provocou a suspensão das atividades presenciais nas escolas em 2020 e 2021. Dessa forma, buscou-se alternativas que permitissem ao discente vivenciar experiências de Estágio que contribuíssem para sua formação docente, sobretudo, considerando os conhecimentos apropriados em disciplinas estudadas. Nesse sentido, o estágio se desenvolveu a partir do esforço conjunto em busca de metodologias, recursos apropriados, bem como ferramentas de comunicação e interação que propiciassem maior interação do professor supervisor de estágio, tutoria e discente. A proposta de realização do Estágio Supervisionado em formato remoto demonstrou possibilidades de formação acadêmica concretas e aprendizagem discente, desde o planejamento realizado pelos estudantes, a escolha do recurso didático, a gravação de vídeo aulas e, finalmente, a elaboração de proposta de intervenção, no contexto escolar, a partir de uma situação problema hipotética concreta. Os resultados demonstraram que aproximadamente 53% dos licenciandos conseguiram cumprir integralmente a carga horária prevista para o Estágio e puderam avançar em sua formação acadêmica. Os 47% restantes não conseguiram cumprir as atividades propostas ou desistiram, sem sequer tentar avançar em seu processo formativo.   

Referências

BELLONI, M. L. ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DIST NCIA NO BRASIL. In Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://link.ufms.br/Gupi1. Acesso em 29 abr. 2022.

CNE – Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 9/2020. Disponível em: https://link.ufms.br/yLVzm. Acesso em 7 jun. 2021.

CNE – Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 19/2009. Disponível em: https://link.ufms.br/D3MkG. Acesso em 07 jun. 2021.

LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org) Educação a distância: o estado da arte /). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Estado de Goiás . Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: https://link.ufms.br/oI1VY. Acesso em 7 jun. 2021.

LIB NEO, J. C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.

PRETTI, O. (org.) Educação a distância — construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE — UFMT; Brasília: Plano, 2000.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4 ed. rev. e ampl. Campinas,: Autores Associados, 2003.

SILVA, M. Sala de aula interativa 3. ed.. Rio de Janeiro: Quartet. 2002.

TELES, L. A aprendizagem por e-learning. Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.72-80.

YOKAICHIYA, D. K. et all. Aprendizagem Colaborativa no Ensino a Distância - Análise da Distância Transacional. In Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Campos, E. de S., Rubia Magalhães, M., Ferreira de Oliveira, E., & Bernardino Oliveira, P. (2024). DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE XXXXXXXXXXXXXXXX FRENTE A COVID-19. SUD. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/139

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias