PARA ONDE FORAM OS REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS?
Palavras-chave:
Recurso educacional digital, Recurso educacional aberto, Educação aberta, Repositórios de REA, Plataformização da educaçãoResumo
Esse artigo problematiza o quanto o processo de plataformização está sufocando os repositórios de recursos educacionais abertos e ameaçando alguns princípios da Educação Aberta, assim como trazendo impactos a um modelo de educação mais colaborativo e emancipador. Partiu-se da dificuldade de professores de educação básica em localizar recursos educacionais digitais e identificou-se um cenário de descontinuidade e desatualização de repositórios anteriormente comprometidos com o movimento de ampliação ao uso de recursos educacionais aberto. Ao ampliar o foco da investigação, chegou-se ao avanço das plataformas digitais sobre o setor da educação, que se apresentam como soluções comerciais a gestores educacionais, professores e estudantes, instituições de ensino e também segmentos de governos. Entretanto, os efeitos decorrentes para o processo educacional propriamente e para os atores nele envolvidos ainda não são plenamente conhecidos. Além das incertezas e inseguranças relacionadas ao compartilhamento de dados pessoais e institucionais com as plataformas sem o conhecimento e garantia sobre como serão empregados, há o entendimento de que os grandes investimentos no modelo de produção e distribuição de recursos educacionais como produtos e serviços está enfraquecendo as iniciativas e políticas públicas que envolvem fomento à produção, compartilhamento e uso de recursos educacionais abertos.
Referências
AMIEL, Tel; GONSALES, Priscila; SEBRIAM, Debora. Recursos educacionais abertos no Brasil: 10 anos de ativismo, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/8ZkSB. Acesso em 19 ago. 2023.
AMIEL, Tel. Educação Aberta - conceitos e panorama atual. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/E17ps. Acesso em: 24 jul. 2023.
ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos dos; ALONSO, Katia Morosov. Dados do Observatório Educação Vigiada e o Capitalismo de Vigilância: um Alerta para a EaD?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/4npf2. Acesso em: 19 ago. 2023.
BRATTON, Benjamin H.The Stack:Software and Sovereignty.MIT Press, 2015.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Mapeamento Edtech 2O2O: investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras. Disponível em: https://link.ufms.br/yUFsp. Acesso em 15 ago. 2023.
FREITAS, Marina de; HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; ARAUJO, Ives Solano. Educação nas sociedades do conhecimento: o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/mzMuP. Acesso em: 29 jul. 2023.
FURTADO, Débora; AMIEL, Tel. Guia de bolso da educação aberta. Brasília: Iniciativa Educação Aberta, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/VTucf. Acesso em: 29 jul. 2023.
INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTA. Plano de Ação de Liubliana relaciona REA com futuro da sociedade do conhecimento, 2018. Tradução: Priscila Gonçalves. Disponível em: https://link.ufms.br/MQ7qg. Acesso em: 19 ago. 2023.
MAZZARDO, Mara Denize. Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/S29eT. Acesso em: 15 ago. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC lança oficialmente a Rede de Inovação para Educação Híbrida em todo o país, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/wz1cP. Acesso em 15 ago. 2023.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina.Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/DGSwu. Acesso em: 29 jul. 2023.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras 2020. São Paulo: CETIC.BR|NIC.BR, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/vfMnv. Acesso em 24 jul. 2023.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2021 : edição COVID-19 : metodologia adaptada. São Paulo: CETIC.BR|NIC.BR, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/TVgYO. Acesso em: 29 jul. 2023.
OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO VIGIADA. 2023.Disponível em: https://link.ufms.br/AuCJd. Acesso em: 29 jul. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de desenvolvimento sustentável, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/Ps0xp. Acesso em 19 ago. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração REA de Paris em 2012, 2012. Congresso Mundial sobre REA. Disponível em: https://link.ufms.br/Anss2. Acesso em 19 ago. 2023.
ORTIZ, José Oxlei de Souza; DORNELES, Aline Machado. Estratégias educacionais para apropriação de REA: reflexões teóricas e potencialidades. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/P9tA9. Acesso em: 29 jul. 2023.
PLATAFORMA DIGITAL (INFRAESTRUTURA). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/pQKMl. Acesso em: 27 ago. 2023.
RIBEIRO, Renata Aquino. Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 216-240, dez. 2021. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://link.ufms.br/GMPlN. Acesso em: 19 ago. 2023.
SANTAELLA, Lucia. A educação e o estado da arte das tecnologias digitais. In: SALES, Mary Valda Souza. (Org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador:Edufba, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/4slr1. Acesso em: 8 jul. 2023.
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni; PESCE, Lucila. Letramento digital nos cursos de letras das universidades públicas paranaenses: Desafios da cibercultura na formação docente em rede. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 9(2), p. 100–119, jul. 2021.Disponível em: https://link.ufms.br/1af0z. Acesso em: 10 jul. 2023.
VENTURINI, Jamila. Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula. Vol. 11. São Paulo: Ação Educativa, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/fLstk. Acesso em 15 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Augusta de Almeida, Paula Carolei, Gisele Grinevicius Garbe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.