O NOVO NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Fernando Lionel Quiroga Universidade Estadual de Goiás
  • Gercinair Silvério Gandara Universidade Estadual de Goiás
  • Ulisses Pereira Terto Neto Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2551-9186
  • Rosivaldo Pereira Almeida Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Novo Neoliberalismo, Empreendedor de si., Mercado., Educação a distância (EaD)

Resumo

Neste ensaio, problematizamos a expansão do ensino superior no Brasil por meio da educação a distância (EaD) e buscamos, para tanto, suas conexões com a lógica neoliberal e de mercado vigentes. Pretendemos, desse modo, problematizar os sentidos (ocultos ou não) que emergem do argumento político democratizante acerca da oferta em massa de cursos EaD, como se a franca expansão da oferta simbolizasse o valor supremo do ideal democrático. Neste ensaio, buscaremos lançar luz à questão a partir do atual estágio do capitalismo, que tem como pano de fundo o investimento nas pessoas como forma de produção e reprodução do acúmulo de capital. Compreendemos, para tanto, seguindo o pensamento de Dardot e Laval (2016), que o neoliberalismo supera o reducionismo econômico e ideológico, convertendo-se em uma nova razão de mundo disseminada nas relações sociais e em todas as dimensões da vida. Além disso, ampliamos a discussão a partir da elaboração de Socarrás (2011), para quem o neoliberalismo das privatizações cede espaço para a empresarialização e gerenciamento gestionário como novas características do “novo neoliberalismo”. A partir desse breve contexto, buscamos situar a EaD como modalidade educacional alinhada a tais pressupostos e destinada à formação do homem neoliberal, de quem se espera ser um “empreendedor de si”, um homem competitivo, sujeito às leis da competição global. Assim, a articulação entre a materialização das políticas públicas por meio de uma leitura do temperamento político é fundamental para compreender os aspectos ideológicos que as constituem e, mais do que isso, seu alinhamento aos interesses do mercado e do capitalismo avançado. 

Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Professor da Universidade Estadual de Goiás, Fundamentos da Educação no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR). Docente Permanente pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.

Gercinair Silvério Gandara, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás, Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR).  Doutora em História pela Universidade de Brasília. Coordenadora Geral do Laboratório de História e Estudos Multidisciplinares em Ambientes (LHEMA). 

Ulisses Pereira Terto Neto, Universidade Estadual de Goiás

Professor da Universidade Estadual de Goiás. Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR). Advogado e professor colaborador do Centro de Estudos de Direitos Humanos Aplicados (CAHR, University of York, Reino Unido). Doutor em Direito. University of Aberdeen, (ABDN, Escócia). 

Rosivaldo Pereira Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Professor da Universidade Estadual de Goiás, Fundamentos da Educação no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenador Geral do Núcleo de Direitos Humanos, Educação e Movimentos Sociais (NHUDEM). 

Referências

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre desenvolvimento mundial 1997: o Estado num mundo em transformação. Washington/DC: Banco Mundial, 1997. p. 1-39.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

COSTA, C. F., SILVA, S. M. G. Novo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no Brasil. Read. Revista Eletrônica de Administração (porto alegre), 25 (3), 6-35. Disponível em: https://link.ufms.br/uIMeh. Acesso em 26. Ago. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 402 p, 2016.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais. São Paulo: Vestígio, 2023.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Un ensayo sobre la depravación total. Nuevo Neoliberalismo Académico y Capitalismo ‘por posesión, Revista Izquierda, Bogotá, n. 14, ago., pp. 18-23, 2011.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: editora Ayné, 2020.

______. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis, RJ, 1985.

QUEIROZ, F. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Cad. CRH (Internet). Jan, 31 (82); 2018.

QUIROGA, Fernando Lionel. A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 17, fev. 2023. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/ojFnQ. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/8HJQI.

QUIROGA, Fernando Lionel. A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 16, ago. 2022. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/0e68O. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/O0tjA.

QUIROGA, Fernando Lionel. Neoliberalismo é racismo. 25 mai. 2023, Brasil 247. Disponível em: https://link.ufms.br/wth9H. Acesso em 25 ago. 2023.

SANTOS, Ana Caroline; OLIVEIRA, Gislene Lisboa; QUIROGA, Fernando Lionel. O ensino remoto emergencial no contexto da pandemia e a intensificação das desigualdades. Revista Ciências & Ideias. V. 13, N. 3, jul-set. 2022. ISSN 2176-1477. Disponível em: https://link.ufms.br/zO0LI. Acesso em: 25 ago. 2023.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Quiroga, F. L., Gandara, G. S., Terto Neto, U. P., & Almeida, R. P. (2024). O NOVO NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/136

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização