O NOVO NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Palavras-chave:
Neoliberalismo, Novo Neoliberalismo, Empreendedor de si., Mercado., Educação a distância (EaD)Resumo
Neste ensaio, problematizamos a expansão do ensino superior no Brasil por meio da educação a distância (EaD) e buscamos, para tanto, suas conexões com a lógica neoliberal e de mercado vigentes. Pretendemos, desse modo, problematizar os sentidos (ocultos ou não) que emergem do argumento político democratizante acerca da oferta em massa de cursos EaD, como se a franca expansão da oferta simbolizasse o valor supremo do ideal democrático. Neste ensaio, buscaremos lançar luz à questão a partir do atual estágio do capitalismo, que tem como pano de fundo o investimento nas pessoas como forma de produção e reprodução do acúmulo de capital. Compreendemos, para tanto, seguindo o pensamento de Dardot e Laval (2016), que o neoliberalismo supera o reducionismo econômico e ideológico, convertendo-se em uma nova razão de mundo disseminada nas relações sociais e em todas as dimensões da vida. Além disso, ampliamos a discussão a partir da elaboração de Socarrás (2011), para quem o neoliberalismo das privatizações cede espaço para a empresarialização e gerenciamento gestionário como novas características do “novo neoliberalismo”. A partir desse breve contexto, buscamos situar a EaD como modalidade educacional alinhada a tais pressupostos e destinada à formação do homem neoliberal, de quem se espera ser um “empreendedor de si”, um homem competitivo, sujeito às leis da competição global. Assim, a articulação entre a materialização das políticas públicas por meio de uma leitura do temperamento político é fundamental para compreender os aspectos ideológicos que as constituem e, mais do que isso, seu alinhamento aos interesses do mercado e do capitalismo avançado.
Referências
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre desenvolvimento mundial 1997: o Estado num mundo em transformação. Washington/DC: Banco Mundial, 1997. p. 1-39.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COSTA, C. F., SILVA, S. M. G. Novo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no Brasil. Read. Revista Eletrônica de Administração (porto alegre), 25 (3), 6-35. Disponível em: https://link.ufms.br/uIMeh. Acesso em 26. Ago. 2023.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 402 p, 2016.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais. São Paulo: Vestígio, 2023.
PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Un ensayo sobre la depravación total. Nuevo Neoliberalismo Académico y Capitalismo ‘por posesión, Revista Izquierda, Bogotá, n. 14, ago., pp. 18-23, 2011.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: editora Ayné, 2020.
______. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis, RJ, 1985.
QUEIROZ, F. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Cad. CRH (Internet). Jan, 31 (82); 2018.
QUIROGA, Fernando Lionel. A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 17, fev. 2023. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/ojFnQ. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/8HJQI.
QUIROGA, Fernando Lionel. A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 16, ago. 2022. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/0e68O. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/O0tjA.
QUIROGA, Fernando Lionel. Neoliberalismo é racismo. 25 mai. 2023, Brasil 247. Disponível em: https://link.ufms.br/wth9H. Acesso em 25 ago. 2023.
SANTOS, Ana Caroline; OLIVEIRA, Gislene Lisboa; QUIROGA, Fernando Lionel. O ensino remoto emergencial no contexto da pandemia e a intensificação das desigualdades. Revista Ciências & Ideias. V. 13, N. 3, jul-set. 2022. ISSN 2176-1477. Disponível em: https://link.ufms.br/zO0LI. Acesso em: 25 ago. 2023.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Lionel Quiroga, Gercinair Silvério Gandara, Ulisses Pereira Terto Neto, Rosivaldo Pereira Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.