INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO DOCENTE
CHATGPT, ALIADO OU VILÃO?
Palavras-chave:
Inteligência ArtificialTrabalho Docente. ChatGPT. Chatbot.Resumo
. O presente relato de experiência pessoal e profissional de duas professoras discute as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no sentido de colaborar com o trabalho docente. Assim, é feita uma abordagem de como a IA pode ser usada no planejamento e organização de propostas didáticas, ressaltando os seus benefícios e desafios. Por meio dessas vivências com as Inteligências Artificiais, foi selecionado o ChatGPT para as discussões propostas. A sua escolha ocorreu em razão da sua rápida popularização, assim como, da sua capacidade em gerar informações instantâneas. As experiências pessoais destacam que o ChatGPT tem implicações relevantes para o trabalho docente, fornecendo recursos interativos, funcionando como assistentes virtuais. O ChatGPT também contribui para a organização do tempo do docente, gerando em segundos propostas de atividades que demandariam minutos ou horas. Quanto aos aspectos negativos, a IA pode, quando mal utilizada, reforçar estigmas ou mesmo gerar desinformação, além de ser uma real ameaça para extinção de determinados postos de trabalho. Para concluir, o ChatGPT possui potencial promissor para o trabalho docente, desde que a apropriação seja cuidadosa e responsável. Experiências pessoais destacam o papel fundamental do usuário que utiliza bons comandos, resultando em boas respostas da IA, gerando, assim, propostas de atividades diferenciadas e inovadoras. Com o uso consciente e crítico, o ChatGPT pode somar aos processos qualitativos e colaborativos de ensino e aprendizagem e promover desenvolvimento educacional participativo.
Referências
BARBOSA, Xênia de Castro. BEZERRA, Ruth Ferreira. Breve introdução à história da Inteligência Artificial. Jamaxi, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/meG61.
PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.
SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Nº. 14, setembro-dezembro 2014, p.23-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Helena da Silva Brito, Maria Cristina Lima Paniago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.