LABORATÓRIO REMOTO DE CIÊNCIAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Laboratório Remoto de Ciências, Experimentos Remotos, Atividades Experimentais

Resumo

Neste trabalho faz-se um relato de uma atividade experimental realizada com estudantes do ensino superior em uma universidade pública brasileira durante a pandemia da COVID-19, a qual baseou-se em um experimento do Laboratório Remoto de Ciências e teve como objetivo a determinação da velocidade de propagação do som no ar. Experimentos com acesso remoto permitem que o utilizador manipule equipamentos em uma bancada de laboratório e monitore tudo em tempo real. Em particular, os itens do acervo do laboratório em questão podem ser acessados gratuitamente em qualquer momento através do endereço https://link.ufms.br/iup2e r. Trazemos uma breve descrição relativamente ao laboratório e sobre a disciplina em que a atividade foi realizada. A elaboração da proposta foi norteada por referenciais que apontam para os benefícios de atividades investigativas do ponto de vista da aprendizagem. Por essa razão, buscou-se um procedimento que requeresse a coleta de dados – leitura de instrumentos de medidas e de grandezas no experimento – e um aparato instrumental que conferisse aos estudantes certa liberdade de escolha concernente ao planejamento dos procedimentos. Os resultados obtidos pelos estudantes são apresentados e revelaram que eles seguiram corretamente as orientações básicas para a utilização do aparato experimental, na medida em que estes valores possuem ordem de grandeza comparável ao valor teórico da literatura. Isso sugere que o recurso apresenta boa qualidade, tanto do ponto de vista dos resultados científicos, quanto do ponto de vista técnico.

Biografia do Autor

Thiago Caetano, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Itajubá em 2007. Mestre em Física e Matemática Aplicada com ênfase em Astrofísica, pela mesma instituição, em 2010. Doutor em Ciências com ênfase em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, em 2014. Tem atuado intensivamente no desenvolvimento de tecnologias educacionais para o Ensino de Física, especialmente na construção de experimentos controlados remotamente.

Referências

CAETANO, Thiago Costa. Physics Remote Laboratory: A Kit for Acoustic and Hydrostatic Experiments, Sisyphus — Journal of Education, v. 7, No. 2, 2019. Disponível em https://link.ufms.br/spw81. Acesso em: 5 de julho de 2023.

CAETANO, Thiago Costa; MOREIRA, Camila Cardoso; OLIVEIRA, Isabela Dutra de. Desenvolvimento de um experimento didático operável remotamente para o ensino de termometria: um método para a determinação do coeficiente de dilatação linear do cobre baseado em efeito Joule. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44,, 2022. Disponível em https://link.ufms.br/FfuaJ . Acesso em: 6 jul. 2023.

MALHEIRO, João Manoel da Silva. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. Actio: docência em ciências, v. 1, n. 1, p. 108-127, 2016. Disponível em https://link.ufms.br/bf9XJ Acesso em 6 jul. 2023.

PENA, F. L. A., RIBEIRO FILHO, A. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n.1 , 2009

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Caetano, T. (2024). LABORATÓRIO REMOTO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/13

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais