LABORATÓRIO REMOTO DE CIÊNCIAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
Laboratório Remoto de Ciências, Experimentos Remotos, Atividades ExperimentaisResumo
Neste trabalho faz-se um relato de uma atividade experimental realizada com estudantes do ensino superior em uma universidade pública brasileira durante a pandemia da COVID-19, a qual baseou-se em um experimento do Laboratório Remoto de Ciências e teve como objetivo a determinação da velocidade de propagação do som no ar. Experimentos com acesso remoto permitem que o utilizador manipule equipamentos em uma bancada de laboratório e monitore tudo em tempo real. Em particular, os itens do acervo do laboratório em questão podem ser acessados gratuitamente em qualquer momento através do endereço https://link.ufms.br/iup2e r. Trazemos uma breve descrição relativamente ao laboratório e sobre a disciplina em que a atividade foi realizada. A elaboração da proposta foi norteada por referenciais que apontam para os benefícios de atividades investigativas do ponto de vista da aprendizagem. Por essa razão, buscou-se um procedimento que requeresse a coleta de dados – leitura de instrumentos de medidas e de grandezas no experimento – e um aparato instrumental que conferisse aos estudantes certa liberdade de escolha concernente ao planejamento dos procedimentos. Os resultados obtidos pelos estudantes são apresentados e revelaram que eles seguiram corretamente as orientações básicas para a utilização do aparato experimental, na medida em que estes valores possuem ordem de grandeza comparável ao valor teórico da literatura. Isso sugere que o recurso apresenta boa qualidade, tanto do ponto de vista dos resultados científicos, quanto do ponto de vista técnico.
Referências
CAETANO, Thiago Costa. Physics Remote Laboratory: A Kit for Acoustic and Hydrostatic Experiments, Sisyphus — Journal of Education, v. 7, No. 2, 2019. Disponível em https://link.ufms.br/spw81. Acesso em: 5 de julho de 2023.
CAETANO, Thiago Costa; MOREIRA, Camila Cardoso; OLIVEIRA, Isabela Dutra de. Desenvolvimento de um experimento didático operável remotamente para o ensino de termometria: um método para a determinação do coeficiente de dilatação linear do cobre baseado em efeito Joule. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44,, 2022. Disponível em https://link.ufms.br/FfuaJ . Acesso em: 6 jul. 2023.
MALHEIRO, João Manoel da Silva. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. Actio: docência em ciências, v. 1, n. 1, p. 108-127, 2016. Disponível em https://link.ufms.br/bf9XJ Acesso em 6 jul. 2023.
PENA, F. L. A., RIBEIRO FILHO, A. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n.1 , 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Caetano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.