A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Palavras-chave:
Ferramentas digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, FormaçãoResumo
Esta revisão bibliográfica aborda como a Sociedade da Informação (SI) e a Educação à Distância (EaD) estão interligadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para escrita do trabalho, baseada em autores que tratam sobre a SI, EaD e TDIC. O objetivo do trabalho é compreender como as tecnologias digitais interferem na sociedade e a importância do tratamento da informação para construção do conhecimento por ela, trazendo os desafios impostos pela velocidade como as TDIC e a própria informação são apresentadas. A EaD hoje é desenvolvida primordialmente por tecnologias digitais e pela internet, apesar de ainda existir algumas instituições que fazem de forma apostilada. Percebe-se que se faz necessário investir em alfabetização e letramento digitais visando à utilização das ferramentas digitais de forma eficaz pela sociedade, em especial por professores, tutores e estudantes da modalidade a distância, tornando-as pessoas mais bem habilitadas, pois garantir apenas o acesso à tecnologia não garante transformar a informação em conhecimento. Assim, apesar dos gargalos existentes, entendemos que com a formação adequada dos atores da educação a distância: professor, tutor e estudante é possível transformar informação em conhecimento e levar educação – presencial, a distância ou híbrida – de qualidade, para todos.
Referências
BEHAR, Patricia A. et al. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BERTOLDO, Haroldo Luiz; MILL, Daniel. Tecnologia. In: MILL, Daniel. Dicionário critico de Educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 596-606.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://link.ufms.br/xmoB9. Acesso em: 16 jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: Divulgação dos resultados. Disponível em: https://link.ufms.br/iEmwQ. Acesso em: 24 jul. 2023.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
COTA MACHADO, S. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://link.ufms.br/K19FA. Acesso em: 8 jul. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio Cesar França (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Folheto. Disponível em: https://link.ufms.br/ztQ6J. Acesso: 21 set. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LIMA FILHO, Domingos Leite; TONO, Cineiva Paulino; OLIVEIRA, Rosangela Gonçalves de. Tecnologia, trabalho docente e educação. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação Pedagógica, v. 11).
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135.
MORAN, José Manuel e MASETTO, Marcos Tarciso e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola, Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.35. e209940. 2019. DOI: 10.1590/0102-4698209940. Disponível em: https://link.ufms.br/vhF6f. Acesso em: 22 jan. 2023.
SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates da. Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia: Ciência e Profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Luís Gomes de Moura Neto, Airton Temístocles Gonçalves de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.