A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)

Autores

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação

Resumo

Esta revisão bibliográfica aborda como a Sociedade da Informação (SI) e a Educação à Distância (EaD) estão interligadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para escrita do trabalho, baseada em autores que tratam sobre a SI, EaD e TDIC. O objetivo do trabalho é compreender como as tecnologias digitais interferem na sociedade e a importância do tratamento da informação para construção do conhecimento por ela, trazendo os desafios impostos pela velocidade como as TDIC e a própria informação são apresentadas. A EaD hoje é desenvolvida primordialmente por tecnologias digitais e pela internet, apesar de ainda existir algumas instituições que fazem de forma apostilada. Percebe-se que se faz necessário investir em alfabetização e letramento digitais visando à utilização das ferramentas digitais de forma eficaz pela sociedade, em especial por professores, tutores e estudantes da modalidade a distância, tornando-as pessoas mais bem habilitadas, pois garantir apenas o acesso à tecnologia não garante transformar a informação em conhecimento. Assim, apesar dos gargalos existentes, entendemos que com a formação adequada dos atores da educação a distância: professor, tutor e estudante é possível transformar informação em conhecimento e levar educação – presencial, a distância ou híbrida – de qualidade, para todos.

Biografia do Autor

Fabíola Nascimento dos Santos Paes, IFPE

Professora de Matemática, atuante na Educação à Distância do Instituto Federal de Pernambuco.

Luís Gomes de Moura Neto, IFPB

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFPB/Campus João Pessoa.

Airton Temístocles Gonçalves de Castro , UFPE

Professor de Matemática, atuante na Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BEHAR, Patricia A. et al. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BERTOLDO, Haroldo Luiz; MILL, Daniel. Tecnologia. In: MILL, Daniel. Dicionário critico de Educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 596-606.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://link.ufms.br/xmoB9. Acesso em: 16 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: Divulgação dos resultados. Disponível em: https://link.ufms.br/iEmwQ. Acesso em: 24 jul. 2023.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

COTA MACHADO, S. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://link.ufms.br/K19FA. Acesso em: 8 jul. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio Cesar França (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Folheto. Disponível em: https://link.ufms.br/ztQ6J. Acesso: 21 set. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIMA FILHO, Domingos Leite; TONO, Cineiva Paulino; OLIVEIRA, Rosangela Gonçalves de. Tecnologia, trabalho docente e educação. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação Pedagógica, v. 11).

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135.

MORAN, José Manuel e MASETTO, Marcos Tarciso e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola, Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.35. e209940. 2019. DOI: 10.1590/0102-4698209940. Disponível em: https://link.ufms.br/vhF6f. Acesso em: 22 jan. 2023.

SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates da. Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia: Ciência e Profissão.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Nascimento dos Santos Paes, F., Moura Neto, L. G. de, & Temístocles Gonçalves de Castro , A. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD). SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/129

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização