A DINÂMICA DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS TOTAIS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB DE 2008 A 2019

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Sistema UAB, Despesas orçamentárias totais.

Resumo

O intuito deste texto é apresentar a dinâmica das despesas orçamentárias totais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no recorte histórico de 2008 a 2019, a partir de dados quantitativos fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por intermédio da Diretoria de Educação a Distância – DED. Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Documental, com meio da abordagem quali-quanti de investigação. Os resultados demonstram que as despesas orçamentárias totais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, de 2008 a 2019, exprimiram comportamento oscilatório e priorização dos gastos com bolsas vis-à-vis aos custeios e que, também, essas despesas correram sempre à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas ao MEC e ao FNDE, observados sempre os limites de movimentação e empenho e de pagamento, indicando, portanto, descontinuidade na proposta e na oferenda de financiamento ao Sistema UAB, como forma de redução dos gastos governamentais, o que fragiliza, sobremaneira, a continuidade e a sustentabilidade do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Biografia do Autor

Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, UNIFAN

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2023) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2006). Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1996), Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2003), Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário UniSEB (2011) e Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Especial de Formação de Professores - PROFOP da Faculdade Ibra de Brasília - FABRAS (2022). Participante do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Coordenadora de Extensão do Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Pós-doutora em Educação pela UFMT (2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022). Editora Chefe da Revista Em Rede. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Murilo José de Souza Pires, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia regional. É Técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no âmbito da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR/IPEA.

Referências

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Diniz, J. A. R., da Costa Britto Pereira Lima, D., & de Souza Pires, M. J. (2024). A DINÂMICA DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS TOTAIS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB DE 2008 A 2019. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/124

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização