A DINÂMICA DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS TOTAIS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB DE 2008 A 2019
Palavras-chave:
Educação a Distância, Sistema UAB, Despesas orçamentárias totais.Resumo
O intuito deste texto é apresentar a dinâmica das despesas orçamentárias totais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no recorte histórico de 2008 a 2019, a partir de dados quantitativos fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por intermédio da Diretoria de Educação a Distância – DED. Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Documental, com meio da abordagem quali-quanti de investigação. Os resultados demonstram que as despesas orçamentárias totais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, de 2008 a 2019, exprimiram comportamento oscilatório e priorização dos gastos com bolsas vis-à-vis aos custeios e que, também, essas despesas correram sempre à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas ao MEC e ao FNDE, observados sempre os limites de movimentação e empenho e de pagamento, indicando, portanto, descontinuidade na proposta e na oferenda de financiamento ao Sistema UAB, como forma de redução dos gastos governamentais, o que fragiliza, sobremaneira, a continuidade e a sustentabilidade do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
Referências
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 2006.
CLÍMACO, J. C. T. de S. Educação a distância: política pública essencial à educação brasileira. RBPG, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 15 - 28, dezembro 2011.
DINIZ, J. A. R. A trama faustina da captura do trabalho docente do Sistema Universidade Aberta do Brasil pelo capital: o caso da Universidade Federal do Tocantins. 2023. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.
LACÉ, A. M. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): das origens na ditadura militar ao século XXI. 2014. 313 fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
LESSA, C. Estratégia de desenvolvimento, 1974-1976: sonho e fracasso. Campinas: Unicamp, Instituto de Economia, 1978.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
MILL, D. Educação a distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 25, n. 59/2, p. 432-454, maio/ago. 2016.
NISKIER, A. Universidade Aberta: um projeto do tamanho do Brasil. Carta Mensal: Conferências proferidas nas reuniões semanais do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Brasília, n.º 706, p. 3-30, jan.2014.
OLIVEIRA, L. C. de. Política pública educacional como estratégia de programa de governo: o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019.
PINTO JÚNIOR, G. do C.; NOGUEIRA, V. M. R. Programa Universidade Aberta do Brasil: Aspectos relevantes na construção de uma metodologia para avaliar sua implementação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n.º 1, p. 227-249, Mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Murilo José de Souza Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.