EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PARA ALÉM DAS MATRIZES CURRICULARES

Autores

  • Mirian Lange Noal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Formação de professores(as), EaD, Ensino, Extensão, Pesquisa

Resumo

O relato tem como objetivo compartilhar experiências vividas com projetos de ensino e de extensão, bem como com a realização de quatro edições de evento científico e cultural, efetivados com discentes e docentes dos cursos de Pedagogia e de Letras, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2016 a 2022. Essas propostas nasceram no decorrer do exercício da docência, em cursos efetivados com apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a proposta de interiorização da educação superior pública, quando fomos conhecendo as lacunas de acesso a expressões culturais e artísticas de pessoas que residem em municípios do interior de MS. Com essa compreensão, o objetivo das propostas consistiu em planejar ações político-pedagógicas de ensino, extensão e pesquisa com os(as) discentes e abertas para as comunidades externas, com o intuito de estabelecer o diálogo das diferentes expressões culturais e artísticas com as experiências e os saberes populares, ampliando os processos do encontro com as poéticas subjetivadas e coletivas.  A concepção teórico-metodológica foi político-pedagógica e interdisciplinar, sem classificar e sem hierarquizar os saberes e as diferentes expressões, mas comprometida, intencionalmente, com a ampliação do acesso ao patrimônio cultural brasileiro e fronteiriço por meio de leituras, escritas, palestras, oficinas, exibição de documentários e filmes, rodas de conversa, saraus artísticos-culturais, visitas a pontos turísticos etc. A adesão numérica de pessoas de diferentes idades e escolaridades, o acompanhamento das ações, a efetiva participação em cada momento, a observação da alegria nos olhares, a aquisição e a leitura de livros, a escuta dos comentários e a sistematização das avaliações escritas foram referências para concluir a relevância das propostas efetivadas. A potência da ciência, que transborda e dialoga com a arte, ampliando os processos de humanização e de fortalecimento das sensibilidades, é caminho para a educação que, coletivamente, queremos construir e compartilhar.

Biografia do Autor

Mirian Lange Noal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada, com lotação na Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp, 2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996). Graduada em Educação Física (1973) e em Pedagogia (1980) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora primária (Curso Normal de Grau Colegial, Escola Normal Coração de Maria/Santa Maria/RS, 1971). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (GEPLE). Experiências de ensino e de pesquisa nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professoras/es; crianças pequenas indígenas; educação do campo; diversidade cultural; brincar livre; culturas corporais; educação a distância; saberes, sabedorias e afetos nas interações político-pedagógicas-poéticas.

Referências

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1983.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em https://link.ufms.br/dhTpl. Acesso em: 19 set. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Lange Noal, M. (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PARA ALÉM DAS MATRIZES CURRICULARES . SUD, 10. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/120

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias