COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONJECTURAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE DIGITAL

Autores

  • Vasco Pinto da Silva Filho Universidade Federal de Rondônia
  • Adriana Paula Cheron Zanin Universidade Aberta do Brasil - Paraná
  • Dayane Horwat Universidade Estadual de Maringá
  • Thais Rosana Leite da Silva Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-7900-2185

Palavras-chave:

Competências Digitais, Educação a Distância, Práticas Pedagógicas, Recursos Tecnológicos. Avaliação.

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo geral analisar os conceitos de competências digitais na Educação a Distância. O problema da pesquisa aborda a necessidade de compreender o desenvolvimento e a importância das competências digitais dos alunos e educadores no contexto da Educação a Distância. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão da literatura, que explorou definições e conceitos de competências digitais, bem como, suas relações com as práticas pedagógicas, estratégias de ensino, recursos tecnológicos e avaliação. Os principais resultados encontrados indicam que as competências digitais são fundamentais para o sucesso da Educação a Distância, permitindo que os alunos utilizem efetivamente as tecnologias digitais de forma crítica, criativa e ética. Além disso, as competências digitais dos educadores são essenciais para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Verificamos que é necessário desenvolver estratégias pedagógicas e recursos tecnológicos adequados para promover o desenvolvimento das competências digitais dos alunos na Educação a Distância. A avaliação dessas competências também se mostra importante, visando à melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Identificamos lacunas e áreas em que mais pesquisas são necessárias, como a validação de instrumentos de avaliação e o aprofundamento de abordagens inovadoras para o desenvolvimento das competências digitais. Em síntese, este estudo contribui para o campo da educação a distância, fornecendo uma visão abrangente sobre as competências digitais e sua relação com o aprendizado on-line. As conclusões destacam a importância em investir na formação dos educadores e na criação de ambientes de aprendizagem propícios ao desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Essas informações podem direcionar futuras pesquisas e auxiliar na promoção de uma Educação a Distância de qualidade, preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital.

Biografia do Autor

Vasco Pinto da Silva Filho, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais - Universidade Estadual de Maringá; Professor Associado da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Adriana Paula Cheron Zanin, Universidade Aberta do Brasil - Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduação em Gestão Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, e Docência para Educação Básica IFPR, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutoranda em Ciência da Educação pela Universidade Aberta/ Uminho - Portugal. É membro do grupo de Pesquisa GPEaDTEC na UEM, secretária do fórum estadual dos coordenadores de Polo UAB. Atualmente é coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil Campus/Astorga. Atua como professora assessora e formadora de professores nos municípios do Paraná, leciona também em cursinhos preparatórios para concurso público nas disciplinas específicas de Fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores na Ed. básica e Infantil, Políticas Públicas, Gestão Escolar e Educacional, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.

Dayane Horwat, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa em Políticas e Gestão em Educação (2020). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2018) e Metodologias e Técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2015). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Global de Umuarama (FGU, 2013) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2020). Atualmente é Coordenadora Educacional de Tecnologias Educacionais na Prefeitura Municipal de Umuarama e Professora do Ensino Superior na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) - cadastrado no CNPq.

Thais Rosana Leite da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Pós-Graduada em Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais (2022) e Pós-Graduanda em Práticas Inovadoras em Educação pela Unicesumar; Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Unicesumar (2021); Discente de Pedagogia; Bolsista financiada pela Fundação Araucária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais - Universidade Estadual de Maringá; Membro do Projeto de Pesquisa sobre Metodologias ativas no contexto das políticas públicas educacionais: mapeamento da produção científica realizada pela Universidade Estadual de Maringá; Membro do Programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7900-2185

Referências

BARBOSA, Elaine Cristina de Andrade; OSÓRIO, António José Meneses. Competências Digitais e desenvolvimento profissional de professores em rede: The Voice of the European Teachers. 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/zONVM Acesso em: 5 jul. 2023.

BATISTA, Cláudia Fernanda de Carvalho. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Yzoby . Acesso em: 1 mar. 2023.

MELO, Igor Barbosa; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; DIAS-TRINDADE, Sara. Evaluation of the digital proficiency level of teachers of the Federal Institute of Tocantins – IFTO. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 42, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/NgvZ5 Acesso em: 1 mar. 2023.

MINUZI, Nathalie Assunção; SONEGO, Anna Helena Silveira; MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra. “Modelo pedagógico Para a construção De Competências Digitais Docentes: Foco No Desenvolvimento De Materiais Educacionais Digitais No Ensino Superior”. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 20, n. 2. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/niG7j. Acesso em: 5 jul. 2023.

SALES, Mary Valda.; MOREIRA, José Antônio. Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação. EmRede, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/qHkcr. Acesso em: 5 jul. 2023.

SANTOS, Eniel do Espírito; DIAS-TRINDADE, Sara; REIS, Rafaela Santos dos. Autoavaliação das Competências Digitais dos Professores Universitários em Santo Amaro, Bahia. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/SfJ4m Acesso em: 5 jul. 2023.

SILVA, Jane Santo da; MELLO, Raphael do Espírito Santo; JÚNIOR, Diomário da Silva; CARMO, Fabíola Fortes Roldan. Letramento digital: desafios à formação docente. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 15-29, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/TpnJI Acesso em: 12 jul. 2023.

SILVA, Ketia Kellen Araújo; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v.35, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/wjW0u . Acesso em: 7 jul. 2023.

SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. EDUEPB, 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/9qleP. Acesso em: 7 jul. 2023.

TAVARES, Cristina Zucowsky. Formação em Avaliação: A formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/FPPA6. Acesso em: 07 jul 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Silva Filho, V. P. da, Cheron Zanin, A. P., Imbriani de Oliveira, D. H., & Leite da Silva, T. R. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONJECTURAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE DIGITAL. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/116

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais