COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CONJECTURAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE DIGITAL
Palavras-chave:
Competências Digitais, Educação a Distância, Práticas Pedagógicas, Recursos Tecnológicos. Avaliação.Resumo
Este artigo científico tem como objetivo geral analisar os conceitos de competências digitais na Educação a Distância. O problema da pesquisa aborda a necessidade de compreender o desenvolvimento e a importância das competências digitais dos alunos e educadores no contexto da Educação a Distância. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão da literatura, que explorou definições e conceitos de competências digitais, bem como, suas relações com as práticas pedagógicas, estratégias de ensino, recursos tecnológicos e avaliação. Os principais resultados encontrados indicam que as competências digitais são fundamentais para o sucesso da Educação a Distância, permitindo que os alunos utilizem efetivamente as tecnologias digitais de forma crítica, criativa e ética. Além disso, as competências digitais dos educadores são essenciais para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Verificamos que é necessário desenvolver estratégias pedagógicas e recursos tecnológicos adequados para promover o desenvolvimento das competências digitais dos alunos na Educação a Distância. A avaliação dessas competências também se mostra importante, visando à melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Identificamos lacunas e áreas em que mais pesquisas são necessárias, como a validação de instrumentos de avaliação e o aprofundamento de abordagens inovadoras para o desenvolvimento das competências digitais. Em síntese, este estudo contribui para o campo da educação a distância, fornecendo uma visão abrangente sobre as competências digitais e sua relação com o aprendizado on-line. As conclusões destacam a importância em investir na formação dos educadores e na criação de ambientes de aprendizagem propícios ao desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Essas informações podem direcionar futuras pesquisas e auxiliar na promoção de uma Educação a Distância de qualidade, preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital.
Referências
BARBOSA, Elaine Cristina de Andrade; OSÓRIO, António José Meneses. Competências Digitais e desenvolvimento profissional de professores em rede: The Voice of the European Teachers. 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/zONVM Acesso em: 5 jul. 2023.
BATISTA, Cláudia Fernanda de Carvalho. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Yzoby . Acesso em: 1 mar. 2023.
MELO, Igor Barbosa; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; DIAS-TRINDADE, Sara. Evaluation of the digital proficiency level of teachers of the Federal Institute of Tocantins – IFTO. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 42, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/NgvZ5 Acesso em: 1 mar. 2023.
MINUZI, Nathalie Assunção; SONEGO, Anna Helena Silveira; MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra. “Modelo pedagógico Para a construção De Competências Digitais Docentes: Foco No Desenvolvimento De Materiais Educacionais Digitais No Ensino Superior”. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 20, n. 2. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/niG7j. Acesso em: 5 jul. 2023.
SALES, Mary Valda.; MOREIRA, José Antônio. Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação. EmRede, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/qHkcr. Acesso em: 5 jul. 2023.
SANTOS, Eniel do Espírito; DIAS-TRINDADE, Sara; REIS, Rafaela Santos dos. Autoavaliação das Competências Digitais dos Professores Universitários em Santo Amaro, Bahia. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/SfJ4m Acesso em: 5 jul. 2023.
SILVA, Jane Santo da; MELLO, Raphael do Espírito Santo; JÚNIOR, Diomário da Silva; CARMO, Fabíola Fortes Roldan. Letramento digital: desafios à formação docente. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 15-29, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/TpnJI Acesso em: 12 jul. 2023.
SILVA, Ketia Kellen Araújo; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v.35, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/wjW0u . Acesso em: 7 jul. 2023.
SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. EDUEPB, 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/9qleP. Acesso em: 7 jul. 2023.
TAVARES, Cristina Zucowsky. Formação em Avaliação: A formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/FPPA6. Acesso em: 07 jul 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vasco Pinto da Silva Filho, Adriana Paula Cheron Zanin, Dayane Horwat, Thais Rosana Leite da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.