QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UM ESTUDO SOBRE CONJECTURAS CONCEITUAIS

Autores

Palavras-chave:

Qualidade, Educação a Distância, Conceito, Teorização, Referenciais

Resumo

O presente artigo possui como objetivo geral analisar o conceito de qualidade na Educação a Distância presentes nas publicações nacionais fundamentando os alicerces de conhecimento do que é qualidade na EaD. Este estudo encetou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Fundação Araucária, intitulado “Estado do conhecimento: A concepção de Qualidade da EaD na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD)” e trouxe em questão quais as conjeturas fundamentam a compreensão do que é qualidade na educação a distância, permitindo a elaboração deste texto de cunho bibliográfico e documental que embasaram as reflexões da pesquisa, referenciada pelos autores: Dourado; Oliveira; Santos (Org. 2007), Lima e Alonso (2019), Martins e Costa (2023), Oliveira (2020) e Resende (2018), e no documento Referenciais de Qualidade Para Educação Superior a Distância (2007). O recorte temporal definido de 2007 a 2022 justifica-se pela data de publicação dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, documento político que infere sobre a qualidade da EaD, desde a data de sua publicação até a atualidade. A pesquisa conclui a necessidade de um documento orientador de qualidade socialmente referenciado e contribui como dispositivo de produção para as discussões sobre uma educação de qualidade em nosso país.

Biografia do Autor

Thais Rosana Leite da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Pedagogia pela UEM; Bolsista financiada pela Fundação Araucária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Distância e Tecnologias Educacionais – UEM.

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa em Políticas e Gestão em Educação (2020). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2018) e Metodologias e Técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2015). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Global de Umuarama (FGU, 2013) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2020). Atualmente é Coordenadora Educacional de Tecnologias Educacionais na Prefeitura Municipal de Umuarama e Professora do Ensino Superior na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) - cadastrado no CNPq.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria normativa nº 50, de 3 de julho de 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/9IPt4. Acesso em: 18 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Neves, Carmen Moreira de Castro. Referenciais de Qualidade para cursos a distância. 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/ygMXK. Acesso em: 19 mai. 2023.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida (org.). A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP/MEC, 2007.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Kátia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Ecos Revista Científica – Educação. São Paulo, v. 51, p. 2- 26. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/UJ4bF. Acesso em: 01 jun. 2023.

MARTINS, Simone Maria; COSTA, Maria Luisa Furlan. Perspectivas históricas e concepções de qualidade e acesso ao ensino superior a distância no Brasil. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, Nº 61, p.154-165. 2015.

OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância: política pública educacional em contextos e perspectivas de atualização. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.

OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de. FARIA, Karina Rodrigues de. BURCI, Taissa Vieira Lozano. Educação superior a distância no Brasil: reflexões sobre políticas públicas de implementação e regulação. Anais do evento: III SIPERS. Primeira educação. Ponta Grossa, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/bM0SD. Acesso em 30 jul de 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Rosana Leite da Silva, T., Horwat Imbriani de Oliveira, D., & Luisa Furlan Costa, M. (2024). QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE CONJECTURAS CONCEITUAIS. SUD, 12. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/115

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização