QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UM ESTUDO SOBRE CONJECTURAS CONCEITUAIS
Palavras-chave:
Qualidade, Educação a Distância, Conceito, Teorização, ReferenciaisResumo
O presente artigo possui como objetivo geral analisar o conceito de qualidade na Educação a Distância presentes nas publicações nacionais fundamentando os alicerces de conhecimento do que é qualidade na EaD. Este estudo encetou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Fundação Araucária, intitulado “Estado do conhecimento: A concepção de Qualidade da EaD na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD)” e trouxe em questão quais as conjeturas fundamentam a compreensão do que é qualidade na educação a distância, permitindo a elaboração deste texto de cunho bibliográfico e documental que embasaram as reflexões da pesquisa, referenciada pelos autores: Dourado; Oliveira; Santos (Org. 2007), Lima e Alonso (2019), Martins e Costa (2023), Oliveira (2020) e Resende (2018), e no documento Referenciais de Qualidade Para Educação Superior a Distância (2007). O recorte temporal definido de 2007 a 2022 justifica-se pela data de publicação dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, documento político que infere sobre a qualidade da EaD, desde a data de sua publicação até a atualidade. A pesquisa conclui a necessidade de um documento orientador de qualidade socialmente referenciado e contribui como dispositivo de produção para as discussões sobre uma educação de qualidade em nosso país.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria normativa nº 50, de 3 de julho de 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/9IPt4. Acesso em: 18 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Neves, Carmen Moreira de Castro. Referenciais de Qualidade para cursos a distância. 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/ygMXK. Acesso em: 19 mai. 2023.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida (org.). A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP/MEC, 2007.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Kátia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Ecos Revista Científica – Educação. São Paulo, v. 51, p. 2- 26. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/UJ4bF. Acesso em: 01 jun. 2023.
MARTINS, Simone Maria; COSTA, Maria Luisa Furlan. Perspectivas históricas e concepções de qualidade e acesso ao ensino superior a distância no Brasil. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, Nº 61, p.154-165. 2015.
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância: política pública educacional em contextos e perspectivas de atualização. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de. FARIA, Karina Rodrigues de. BURCI, Taissa Vieira Lozano. Educação superior a distância no Brasil: reflexões sobre políticas públicas de implementação e regulação. Anais do evento: III SIPERS. Primeira educação. Ponta Grossa, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/bM0SD. Acesso em 30 jul de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thais Rosana Leite da Silva, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Maria Luisa Furlan Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.