DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS)
DIVERSOS CAMPOS E ESPAÇOS
Palavras-chave:
Docência, Experiências, Campos de atuação, PedagogiaResumo
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar uma ação dialógica e reflexiva desenvolvida na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente curricular para o 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância de uma Universidade pública mineira, em parceria com pedagogos (as) de diversas regiões do Brasil. A atividade se pautou na seguinte problemática educativa: Como promover a aprendizagem significativa na percepção dos leques de oportunidades no campo de atuação de um (a) pedagogo (a)? Para a realização dessa ação participaram professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos (as) que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais, dentre outros). Em termos metodológicos, foi realizado em formato de mesa redonda, on-line, que se enquadra no trabalho desenvolvido pela Diretoria Aberta e a Distância (DEAD). Para isso, foram realizadas web conferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contou com carga horária equivalente a 2 horas. Os debates contaram com a presença de docentes de diversos estados do Brasil, são eles: Rondônia, Pará, São Paulo e Minas Gerais. Considera-se o momento como oportunidade de socializar experiências práticas. Como resultado desse intercâmbio de saberes, foi possível constatar a ampliação de parcerias educativas, novas interações culturais de nossos alunos e docentes e uma melhor compreensão dos campos de atuação desse profissional.
Referências
CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; BALDASSO, Julio Cesar. DOSSIÊ - Pierre Bourdieu - após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em Educação? Educação em Revista, n.38, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Pj1G3. Acesso em: 15 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIB NEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, 2001.
LIB NEO, José. Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thayná Luana Borges, Carlos Roberto Massao Hayashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.