DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS)

DIVERSOS CAMPOS E ESPAÇOS

Autores

  • Thayná Luana Borges Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Roberto Massao Hayashi Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-1481-5545

Palavras-chave:

Docência, Experiências, Campos de atuação, Pedagogia

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar uma ação dialógica e reflexiva desenvolvida na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente curricular para o 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância de uma Universidade pública mineira, em parceria com pedagogos (as) de diversas regiões do Brasil. A atividade se pautou na seguinte problemática educativa: Como promover a aprendizagem significativa na percepção dos leques de oportunidades no campo de atuação de um (a) pedagogo (a)? Para a realização dessa ação participaram professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos (as) que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais, dentre outros). Em termos metodológicos, foi realizado em formato de mesa redonda, on-line, que se enquadra no trabalho desenvolvido pela Diretoria Aberta e a Distância (DEAD). Para isso, foram realizadas web conferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contou com carga horária equivalente a 2 horas. Os debates contaram com a presença de docentes de diversos estados do Brasil, são eles: Rondônia, Pará, São Paulo e Minas Gerais. Considera-se o momento como oportunidade de socializar experiências práticas. Como resultado desse intercâmbio de saberes, foi possível constatar a ampliação de parcerias educativas,  novas interações culturais de nossos alunos e docentes e uma melhor compreensão dos campos de atuação desse profissional. 

Biografia do Autor

Thayná Luana Borges, Universidade Federal de São Carlos

Professora Substituta do Magistério Superior para a área de Educação na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), lotada na Diretoria Aberta e a Distância (DEAD) (atual). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2021 - atual). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2021). Especialista em Orientação, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Educação São Luís (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2019).

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (DCI/UFSCar). Concluiu o Doutorado em Educação (2007) e Mestrado em Educação (2004), ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar).

Referências

CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; BALDASSO, Julio Cesar. DOSSIÊ - Pierre Bourdieu - após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em Educação? Educação em Revista, n.38, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Pj1G3. Acesso em: 15 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIB NEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, 2001.

LIB NEO, José. Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Borges, T. L., & Massao Hayashi, C. R. (2024). DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS): DIVERSOS CAMPOS E ESPAÇOS . SUD, 7. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/114

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias