O PROCESSO DE AUTORIA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Filosofia da Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa , Processo de autoria, Ensino a distânciaResumo
O objetivo deste relato de experiência é apresentar o relato de uma atividade de produção textual do gênero discursivo autobiografia. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do primeiro período do curso de Pedagogia EaD, tendo como base uma metodologia de ensino de língua materna pautada na Filosofia da Linguagem que argumenta sobre a necessidade do ensino de uma língua viva e concreta. Isso porque a autoria, nessa perspectiva, é fundamental para o processo de constituição humana, pois é por meio da linguagem que o ser humano interage socialmente e apropria da cultura produzida pela humanidade ao longo dos séculos. As interações sociais ocorrem por meio de enunciados discursivos que são escolhidos a partir das intenções comunicativas. O ensino da Língua Portuguesa nas escolas não pode ser desvinculado das situações concretas de comunicação e isso requer o texto, aqui entendido como enunciado, como núcleo do ensino. Desenvolver a disciplina de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita nessa perspectiva possibilitou que os alunos, futuros professores, compreendessem a importância da apropriação da língua materna por meio de enunciados concretos. Além disso, a experiência de formação de alunos autores mostrou-se positiva uma vez que por meio do texto verbal e não verbal, os alunos tiveram a oportunidade de ler diferentes textos para construírem os seus repertórios de escrita, fazerem uso das estratégias de leitura e percebem o ato de escrever como prática reflexiva que exige planejamento, leituras, revisões e reescritas.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKTHIN, Mikhail (1895 – 1975). Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira et. al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p 45-114.
HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação de autoria em alunos do ensino médio técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Z3XCv. Acesso em: 27 jun. 2023.
RAMOS, Graciliano. Conversas. São Paulo: Record, 2014.
YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andreia dos Santos Oliveira, Anabela Aparecida Silva Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.