O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA
Palavras-chave:
Recursos tecnológicos, Educação, Game thinking, Storyboard, BNCC.Resumo
Os usos das tecnologias nas práticas educativas estão cada vez mais presentes no processo de ensino nas escolas e um bom planejamento faz toda a diferença para que esse recurso promova interação e motivação dos alunos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é destacar uma prática educacional que ocorreu por meio de um programa de letramento digital ofertado por uma instituição privada no estado do Paraná, para uma turma de 6º ano do fundamental II, tendo como metodologia uma pesquisa-ação, em que foram utilizado recursos tecnológicos disponíveis na internet de forma gratuita. A atividade ocorreu em 3 momentos: a problematização, a experienciação e a solução. Com a realização dessa atividade levamos os alunos a compreenderem os problemas mundiais, apresentados pelos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (17 ODS), tendo em vista os inúmeros recursos que podem ser mobilizados para o aprendizado de conteúdos e disciplinas. Os resultados mostraram como o uso das tecnologias proporcionou um maior engajamento e participação efetiva dos alunos durante todo o processo, evidenciando que, de fato, é possível desenvolver uma prática atrativa e efetiva para o processo de aprendizagem.
Referências
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/s7PJy. Acesso em: 6 set. 2021.
DEWEY, John.Democracia e educação:introdução à filosofia da educação. Trad. Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DOMS, Carolina. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/h2JI7. Acesso 20 set. 2023.
NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e Etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 1, n. 1, jun. 2006. Disponível em: f. https://link.ufms.br/ADyzc. Acesso em: 6 set. 2021.
VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gisele Rodrigues Soncini, João Paulo Bittencourt, Dean Gomes de Oliveira, Marcia Maria Previato de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.