O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA

Autores

  • Gisele Rodrigues Soncini UniCesumar
  • João Paulo Bittencourt UniCesumar
  • Dean Gomes de Oliveira UniCesumar https://orcid.org/0000-0001-5967-0170
  • Marcia Maria Previato de Souza UniCesumar

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Educação, Game thinking, Storyboard, BNCC.

Resumo

Os usos das tecnologias nas práticas educativas estão cada vez mais presentes no processo de ensino nas escolas e um bom planejamento faz toda a diferença para que esse recurso promova interação e motivação dos alunos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é destacar uma prática educacional que ocorreu por meio de um programa de letramento digital ofertado por uma instituição privada no estado do Paraná, para uma turma de 6º ano do fundamental II, tendo como metodologia uma pesquisa-ação, em que  foram utilizado recursos tecnológicos disponíveis na internet de forma gratuita. A atividade ocorreu em 3 momentos: a problematização, a experienciação e a solução. Com a realização dessa atividade levamos os alunos a compreenderem os problemas mundiais, apresentados pelos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (17 ODS), tendo em vista os inúmeros recursos que podem ser mobilizados para o aprendizado de conteúdos e disciplinas. Os resultados mostraram como o uso das tecnologias proporcionou um maior engajamento e participação efetiva dos alunos durante todo o processo, evidenciando que, de fato, é possível desenvolver uma prática atrativa e efetiva para o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gisele Rodrigues Soncini, UniCesumar

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maringá (2010), especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2016), especialista em Docência Superior pela Unicesumar (2017), especialista em Gestão Educacional pela Unicesumar (2020) e especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2020). Atualmente é Professora Mediadora do curso de Pedagogia à distância da Unicesumar. Professora na Rede Municipal de Maringá. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação - GPFOPPE cadastrado no CNPq.

João Paulo Bittencourt, UniCesumar

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculando-se à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Especialista em EaD e as tecnologias Educacionais (2014), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar (2017). É docente da Educação Básica no Colégio Objetivo de Maringá e da Unicesumar, nesta última trabalha na Educação a Distância - EaD e orienta Projeto de Iniciação Científica na área da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa EaD e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq.

Dean Gomes de Oliveira, UniCesumar

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2013), graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2016), graduação em Pedagogia - CEI - Centro Educacional Integrado (2021), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2020), com doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha. Atualmente é professor - UNESPAR - Campus Apucarana, Unicesumar e professor concursado SED-MS.

Marcia Maria Previato de Souza , UniCesumar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é coordenação - curso licenciatura em pedagogia do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor na pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá, , supervisora e orientadora do estágio do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá e avaliadora do basis - ead e presencial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação (GPFOPPE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq, por meio de vínculo com a Diretoria de Pesquisa da UniCesumar - Campi Maringá/PR, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, prática, ead, teoria e tutor presencial.

Referências

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/s7PJy. Acesso em: 6 set. 2021.

DEWEY, John.Democracia e educação:introdução à filosofia da educação. Trad. Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DOMS, Carolina. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/h2JI7. Acesso 20 set. 2023.

NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e Etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 1, n. 1, jun. 2006. Disponível em: f. https://link.ufms.br/ADyzc. Acesso em: 6 set. 2021.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Rodrigues Soncini, G., Bittencourt, J. P., Gomes de Oliveira, D., & Previato de Souza , M. M. (2024). O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/109

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais