COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA E DUCAÇÃO SUPERIOR

DIAGNÓSTICO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Lanara Guimarães Souza Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Tereza Rebouças Rangel Universidade Federal da Bahia
  • José Renato Gomes de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Competências Digitais, DigCompEdu, Formação Docente, Educação Superior.

Resumo

O presente artigo é fruto de um estudo sobre as competências digitais de professores do Ensino Superior da Universidade Federal da Bahia - UFBA, da região nordeste e seus desdobramentos numa política de formação para professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e metodologicamente caracterizada como descritiva exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário fundamentado no framework DigCompEdu (Digital Competence Framework for Educators), desenvolvido pela União Europeia. Concluiu-se que os insumos levantados sobre as competências digitais para o ensino-aprendizagem subsidiam com eficiência uma política de formação continuada de professores universitários, como a oferta de trilhas de aprendizagem sobre tecnologias educacionais aplicada pela UFBA e que favoreceram a incorporação destas na prática pedagógica universitária.

Biografia do Autor

Lanara Guimarães Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela UFBA (2015); graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNEB. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA e Coordenadora de Design Educacional da Superintendência de Educação a Distância da UFBA.

Márcia Tereza Rebouças Rangel, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Gestão de Tecnologias Educacionais pela Universidade Estadual da Bahia, Especialista em Gestão de Sistema pela Universidade Federal da Bahia, Graduada em Administração pela Universidade Católica de Salvador. Atualmente é Superintendente de Educação a Distância da UFBA e Coordenadora da Universidade aberta do Brasil na UFBA.

José Renato Gomes de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Pedagogo e historiador; Especialista em Educação a Distância; Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Univerdade pela UFBA; Coordenador de Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Superintendência de Educação a Distância -SEAD - UFBA.

Referências

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de Avaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre. Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152-71, maio/ago. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/2umkv. Acesso em: 17 set. 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 58, p. 624-44, jul./set. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/gnU8T. DOI: https://link.ufms.br/QkrTP.Acesso em: 17 set. 2023.

EUROPEAN COMISSION. European Framework for the Digital Competence of Educators DigCompEdu. JRC science for policy report. REDECKER, C.; PUNIE, Y (Ed). Joint Research Centre (JRC). Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Zcddt. Acesso em: 17 set. 2023.

SANTOS, Cassio C. S.; MATTAR, João; PEDRO. Neuza S. G. Use of DigComp and DigCompEdu digital competence frameworks in education: literature review. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/gnAhR .Acesso em: 17 set. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Guimarães Souza, L., Rebouças Rangel, M. T., & Gomes de Oliveira, J. R. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA E DUCAÇÃO SUPERIOR: DIAGNÓSTICO E FORMAÇÃO DOCENTE. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/107

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais