COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA E DUCAÇÃO SUPERIOR
DIAGNÓSTICO E FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Competências Digitais, DigCompEdu, Formação Docente, Educação Superior.Resumo
O presente artigo é fruto de um estudo sobre as competências digitais de professores do Ensino Superior da Universidade Federal da Bahia - UFBA, da região nordeste e seus desdobramentos numa política de formação para professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e metodologicamente caracterizada como descritiva exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário fundamentado no framework DigCompEdu (Digital Competence Framework for Educators), desenvolvido pela União Europeia. Concluiu-se que os insumos levantados sobre as competências digitais para o ensino-aprendizagem subsidiam com eficiência uma política de formação continuada de professores universitários, como a oferta de trilhas de aprendizagem sobre tecnologias educacionais aplicada pela UFBA e que favoreceram a incorporação destas na prática pedagógica universitária.
Referências
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de Avaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre. Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152-71, maio/ago. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/2umkv. Acesso em: 17 set. 2023.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 58, p. 624-44, jul./set. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/gnU8T. DOI: https://link.ufms.br/QkrTP.Acesso em: 17 set. 2023.
EUROPEAN COMISSION. European Framework for the Digital Competence of Educators DigCompEdu. JRC science for policy report. REDECKER, C.; PUNIE, Y (Ed). Joint Research Centre (JRC). Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/Zcddt. Acesso em: 17 set. 2023.
SANTOS, Cassio C. S.; MATTAR, João; PEDRO. Neuza S. G. Use of DigComp and DigCompEdu digital competence frameworks in education: literature review. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/gnAhR .Acesso em: 17 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lanara Guimarães Souza, Márcia Tereza Rebouças Rangel, José Renato Gomes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.