AÇÕES FORMADORAS PARA COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES QUE ATUAM EM EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Palavras-chave:
Educação a distância, Formação contínua, Formação de tutores, EaDResumo
O trabalho consiste num relato de experiência sobre as ações formadoras realizadas com os coordenadores, professores, tutores presenciais e a distância que atuam na Universidade Federal do Acre (UFAC). O Núcleo de interiorização a distância atua nos oito polos Universidade aberta do Brasil (UAB) do estado do Acre (AC). Os polos UAB estão localizados nos municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Rio Branco. Foram realizados quatro encontros de forma presencial nos anos 2018, 2019, 2021, 2022. O objetivo fundamental dos encontros foi possibilitar a qualificação em exercício dos profissionais atuantes nos cursos de Licenciatura de Matemática e Física e especialização em Matemática a distância da UFAC. As atividades realizadas foram abertas para toda a comunidade universitária. Entre outros, os temas abordados nos encontros foram: funcionamento do sistema UAB e do Núcleo de interiorização e educação a distância (NIEAD). Formação, ambientação e utilização da plataforma Moodle. Parceria: Secretaria de Educação do Estado – SEE- AC– UFAC. Apresentação dos trabalhos realizados nos polos – Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Acrelândia, pelos coordenadores de polo; apresentação das novas disciplinas, dinâmica de trabalhos dos professores que as acompanharão; atribuições dos tutores a distância e presencial, plantões para tirar dúvidas, acompanhamento dos cursistas, relação com tutores/professores/alunos. Os resultados obtidos foram: a necessidade de melhorar a estrutura e funcionamento dos polos e o treinamento de tutores sobre a utilização da plataforma Moodle.
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
REIS, J. T. C.; SILVA, I. C.; SANTOS, S.; SOUZA, B. F. S.; GOMES, A. V. Relato de experiência acerca de uma proposta de formação para tutores de um curso técnico em tecnologia da informação. In: ESUD 2018 – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Natal/RN: UNIREDE, 2018.
SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 V.6, N. 22, 2010. Disponível em https://link.ufms.br/1Uk2U. Acesso em 10/09/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anna Marina Paes Montysuma, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Sandro Ricardo Pinto da Silva, Rogéria Gadelha dos Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.