LEITURAS E AÇÃO INTEGRADORA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Formação de professoras/es,, EaD, Leitura, Atividade Integradora, SemináriosResumo
O relato de experiência tem como objetivo compartilhar um projeto de leitura, efetivado com discentes do curso de Pedagogia, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2018 e 2019. Suas nascentes estão relacionadas com a constatação de lacunas, nos processos de escolarização de discentes que residem em municípios do interior de MS e que, no percurso formativo e no exercício inicial da profissão, têm pouco acesso a livros e bibliotecas. Com essa compreensão, o objetivo da proposta consistiu em planejar atividades de leituras sistematizadas, de um livro acadêmico por semestre, com o intuito de envolver o coletivo discente e docente, para potencializar o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. A concepção teórico-metodológica interdisciplinar partiu da compreensão da leitura como ação político-pedagógica autônoma e subjetiva que, processualmente, se pretende também coletiva. Nesse percurso, após a definição do livro a ser estudado em cada semestre, foram aplicadas estratégias que pudessem envolver os(as) discentes, desenvolvendo leitura individual, rodas de conversa, grupo de WhatsApp e, como culminância, seminários temáticos com incorporação de diferentes linguagens (teatro, poesia, música, cordel etc.). Após quatro semestres, os resultados foram evidenciados pelo encontro prazeroso com a leitura-estudo e pela maior aproximação com autoras/es, estimulando a aquisição de livros, a ampliação de vocabulário e a melhor compreensão da complexidade e da potência que o exercício da docência requer.
Referências
CORAZZA, Sandra Mara. O sonho da docência: fantástico tear. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/4oVWB. Acesso em: 10 jul. 2023.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o “hífen” da ligação necessária na formação docente. Araucárias: Revista do Mestrado em Educação da FACIPAL, Palmas, PR, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-28.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LAJOLO, Marisa. Tecendo a leitura. In: LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993, p. 104-109.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. Tradução: João Silverio Trevisan. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mirian Lange Noal, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.