EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO
DESAFIOS E TENDÊNCIAS
Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino híbridoResumo
O presente artigo tem como objetivo empreender uma discussão a respeito do cenário educacional, sobretudo, no que se refere à Educação a Distância (EaD), ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ao Ensino Híbrido. Nesse sentido, tensiona-se olhar para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como recorte temporal os anos 2020, 2021 e 2022 a fim de refletir sobre a experiência do Ensino Remoto Emergencial. Ademais, procura-se problematizar a emergência do Ensino Híbrido - temática bastante discutida em nível nacional a partir das experiências com o ERE - bem como do retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino superior. Em termos metodológicos, este trabalho compreende uma abordagem qualitativa, tendo em vista que se buscou, a partir de uma revisão de literatura, discutir acerca de determinadas compreensões sobre EaD, ERE e Ensino Híbrido. Observou-se que, com o retorno das atividades presenciais, no ano de 2022, as práticas docentes não condizem com as adotadas anteriormente ao ERE, tampouco com as vinculadas à Educação a Distância. São práticas que emergem tendo como centralidade a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e adoção de aulas síncronas, sinalizando a emergência do ensino híbrido que vincula aos processos de ensino e aprendizagem, não apenas a utilização das TICs, como também a profusão de diversas metodologias, dentre elas as metodologias ativas.
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/6GEg7. Acesso em: 23 julho 2023.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: https://link.ufms.br/bkWmT. 18/03/2020. Acesso em: 24 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes gerais sobre aprendizagem híbrida. Brasília, DF: MEC, [2021]. Disponível em: https://link.ufms.br/xjihC . Acesso em: 17 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para o Ensino e Aprendizado por competências e para a pesquisa institucional presenciais, mediados por tecnologias de informação e comunicação. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/cm72N. Acesso em: 17 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. Portaria Nº 315,de 30 de dezembro de 2022. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/AZmT3 . Acesso em: 30 julho 2023.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, Boulder, 27 mar. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/CBgXt . Acesso em: 25 maio 2020.
HORN, Michael B.; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.
KIST, Silvia de Oliveira; WUNSCH, Laura; AMBROSINI, Anelise Bueno; WIVES, Leandro. Contribuições da EaD ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . In: XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2021, Natal, RN. Anais ESUD 2021 Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia. Natal, RN: SEDIS-UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Qtr7t. Acesso em: 14 julho 2023.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. atual. Campinas: Papirus, 2013.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n.1-2, p. 58-70, dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/z5Ryf .Acesso em: 14 julho 2023.
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Resolução nº 025, de 27 de julho de 2020 , 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Gg4P0 . Acesso em: 14 julho 2023.
VIEIRA, Letícia; RICCI, C. C. Maike. Educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC): editorial mensal, p. 1-5, abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/I4yxb . Acesso em: 10 julho 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvane Gema Mocellin Petrini, Silvia de Oliveira Kist, Laura Wunsch, Leandro Krug Wives
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.