Sobre a Revista

Foco e Escopo

O 21º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, o 10º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância e o 5º Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação e Tecnologias na Educação, tem como objetivo promover espaços de diálogo, cooperação, divulgação científica, trocas de experiências sobre Tecnologias na Educação, Educação a Distância, entre outras temáticas. 

Nessa perspectiva, o ESUD|CIESUD |SIGATEC  2024 abre espaço para apresentação e publicação de resumos, artigos científicos e relatos de experiências em sete trilhas temáticas. 

Trilha Temática I -  Gestão, Governança e Políticas Públicas - Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a Distância),  gestão e governança, políticas públicas atuais e novas propostas, por meio de uso de tecnologias digitais.

Triagem comissão local: Naura Letícia Nascimento Coelho (UFSM)

Editores responsáveis comissão local e nacional: Karla Rocha (UFSM) e André Cordenonsi (UFSM),  Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) 

Trilha Temática II - Qualidade e Institucionalização da EAD (Educação Aberta e a Distância)  -  Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre os seguintes temas: qualidade  e institucionalização de Educação Aberta e a Distância (EAD) no ensino superior, qualidade dos materiais digitais produzidos para os cursos ofertados por meio de EAD, qualidade no ensino em relação às propostas de formação docente e discente, em níveis de formação inicial e continuada, como as instituições de ensino superior estão mobilizando o processo de institucionalização da EAD no âmbito acadêmico, por meio de seus cursos e currículos, propostas sobre convergência das modalidades de ensino.  

Triagem comissão local: Caroline Araújo Larrañaga de Matos (UFSM)
Editores responsáveis comissão local e nacional: Elena Mallmann (UFSM), Mario Astudillo (UFSM) e Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)

Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias - Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas:  propostas, usos e modelos pedagógicos aplicados em práticas de ensino superior ou na educação básica, por meio da EAD, materiais digitais que utilizam abordagens com foco em recursos educacionais abertos (REA), trilhas de aprendizagem, modelos e metodologias com foco em  acessibilidade e inclusão. 

Triagem comissão local: Suzana Toniolo Linhati (UFSM)
Editores responsáveis comissão local e nacional: Vanessa Fialho (UFSM) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD -  Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: Transformação digital, transferência de conhecimento, produtos tecnológicos, softwares, inteligência artificial, plataformas digitais, aplicativos, jogos digitais, material  didáticos digitais e de outros produtos para uso em práticas de ensino, buscando destacar nas propostas de trabalhos, o processo de design, aspectos de acessibilidade, inclusão, inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam os resultados de desenvolvimento e de aplicação dos produtos tecnológicos, sejam estes abertos ou de uso restrito, ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros. 

Triagem comissão local: Adilson Fernandes Gomes (UFSM)
Editores responsáveis comissão local e nacional:  Ricardo Tombesi Macedo (UFSM) e Giliane Bernardi (UFSM)   Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho (IFSUL)

Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD  - Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: formação de professores para atuação na EAD,  experiências com práticas efetivas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.  

Triagem comissão local: Anderson José Linck (UFSM)
Editor(a) responsável comissão local e nacional: Andrea Reginatto (UFSM) e Raquel Lunardi (IFFAR)

Trilha Temática VI -  Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD - Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam os seguintes temas: assistência estudantil em EAD, acessibilidade e inclusão nas práticas que envolvem EAD, buscando destacar possibilidades, implementações, ações, entre outros aspectos.

Triagem comissão local: Edenise Favarin  (UFSM), Isadora Assunção (UFSM)
Editores responsáveis comissão local e nacional: Cléia Demétrio Pereira (UDESC)  Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco (UDESC), Ana Cláudia Pavão (UFSM) 

Trilha Temática VII - Uso e desenvolvimento de jogos digitais e de práticas com gamificação na Educação  - Nesta trilha serão aceitos trabalhos sobre os seguintes temas: uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARG), Metaversos, jogos com realidade virtual, jogos educacionais, relato de práticas de integração de jogos na educação básica e no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.  

Triagem comissão local: Diéssica Pfeifer (UFSM), Susana Cristina dos Reis (UFSM) 
Editores responsáveis (comissão local e nacional): Érico Marcelo Hoff do Amaral (UNIPAMPA), Giani Petri (UFSM) 

Tipos de trabalhos aceitos

Pôster

Pôsteres são trabalhos submetidos no formato de resumo, que  discutam pesquisas em andamento.  

Artigos Científicos

Artigos Científicos são trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação Aberta e a Distância e as temáticas correlatas propostas nas trilhas. O artigo deve apresentar: uma consistente definição de seu objeto de estudo; clareza no delineamento de seu referencial teórico e metodológico; revisão da literatura, envolvendo não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas também a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos.

Relatos de Experiência

Relatos de Experiência são trabalhos que descrevem uma experiência vivida por estudantes, professores e/ou pesquisadores, trazendo reflexões teórico-práticas sobre uma determinada realidade, contribuindo com a construção do conhecimento sobre um tema específico. 

Público-alvo
O evento se destina a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse nas temáticas de tecnologias digitais na Educação.  

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos para eventual publicação no evento passarão por uma análise prévia antes de serem enviados à comissão editorial científica. Os trabalhos não adequados ao formato de artigo científico poderão ser indicados para apresentação no formato de Pôsteres. 

Os avaliadores membros do Conselho Editorial Científico e os pareceristas ad hoc consultados terão o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas.

Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo de avaliação.

O evento publicará anualmente os nomes do Comitê Científico e dos pareceristas ad hoc em sua página na internet.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e/ou empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, sugerir modificações, sugerir mudança de formato ou indicar a recusa do texto.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Comitê Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Publicação dos Trabalhos
Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do XXI ESUD | X CIESUD |V SIGATEC 2024 , categorizados de acordo com o tipo de trabalho.

 Os melhores trabalhos serão publicados em ebook ou em Dossiê temático. 

 

Ética na pesquisa

Quando a pesquisa apresentada envolver seres humanos, é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica, enviando evidências desses procedimentos como documento suplementar à submissão da proposta, como por exemplo, aprovação em Comissão de Ética em Pesquisa ou Comitê de Ética em Pesquisa, vinculados às instituições de ensino superior. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

 

Ações antiplagiarismo

Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, bem como garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito, seja em citações diretas ou paráfrases. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas de software de verificação de plágio. Caso identificadas inconformidades, o manuscrito terá sua publicação recusada pelo evento.

 

Conflitos de interesse

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do trabalho possa gerar dúvidas quanto a possíveis conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Sempre que houver necessidade, os autores podem mencionar a instituição de vinculação e/ou outras instituições que tenham colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com os resultados apresentados.

Declaração de Direito Autoral

O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.

Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:

  1. Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
  2. Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
  3. Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
  4. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicações do evento.
  5. Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
  6. Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.

 

Declaração de Privacidade

Todos os dados inseridos no cadastro deste evento serão usados exclusivamente para finalidades dos serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Acesso Livre

Este evento oferece acesso livre ao seu conteúdo, pois acreditamos no potencial do acesso aberto ao conhecimento científico, como um ato de cidadania e de responsabilidade social.

É pedido aos leitores que se registrem no sistema apenas para efeitos de conhecimento do alcance e impacto do evento.

 

Histórico do evento

Com mais de uma década de realização, o ESUD consolidou-se como um evento renomado e relevante no contexto da Educação a Distância em âmbito nacional e internacional, propondo temáticas inovadoras nas áreas de Educação a Distância (EaD), Tecnologias Digitais e Educação em geral. Desde 2015 expandiu sua abrangência, agregando o Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD).

Já o SIGATEC ® - Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação e Tecnologias na Educação ( http://w3.ufsm.br/sigatec/), foi registrado em 2014 na UFSM como evento Internacional e como marca, segundo registro INPI sob número 908183020 . Desde sua primeira edição, é organizado pelo GrPesq NUPEAD e pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEOn) e buscou fomentar a discussão interdisciplinar entre as áreas de conhecimento que desenvolvem pesquisas sobre jogos digitais, gamificação e tecnologias na educação. Foi considerado um dos 5 eventos do país a trazer à discussão a temática sobre uso e desenvolvimento de jogos em diferentes áreas disciplinares, sendo realizado sua organização bianual na UFSM, no formato híbrido, sendo reconhecido inclusive como um evento relevante em pesquisas prévias por proporcionar um espaço para discussões de pesquisa na área de linguagens e tecnologias (RODRIGUES, 2018, p.50) 

As edições do evento até agora promovidas buscam integrar na programação pesquisadores reconhecidos mundialmente com pesquisas na área de Letras, Design, Ciência da Computação, Informática na Educação, Artes e Educação, desse modo fomentando o diálogo interdisciplinar entre os pares para debater sobre os temas norteadores do evento.

O evento ESUD | CIESUD | SIGATEC 2024  constitui-se como um espaço de discussão acadêmica, que tem contribuído para o fortalecimento das políticas públicas de educação a distância, e de outras práticas que envolvem o uso, integração e desenvolvimento de tecnologias na educação,  para o compartilhamento de experiências inovadoras, para o fomento do uso de tecnologias digitais na educação, para a difusão de pesquisas científicas e para a construção de estratégias institucionais que possam trazer maior visibilidade, inovação, ampliação do acesso, melhoria da qualidade e expansão responsável da educação aberta e a distância pública no Brasil.