EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CONTEMPORANEIDADE

POR UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Eniel do Espirito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0589-1298
  • Tatiana Polliana Pinto de Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Educação híbrida, Ensino superior, Tecnologias digitais

Resumen

Como legado da cruel pandemia de Covid-19, as atividades didático-pedagógicas no período da pós-pandemia amiúde têm sido enriquecidas pela utilização das tecnologias digitais no ensino superior presencial, potencializando a práxis educativa e possibilitando a emancipação dos estudantes. Nesse sentido, a educação híbrida emerge como possibilidade alvissareira de utilização das tecnologias digitais para além da sala de aula presencial, impulsionando um papel ativo do estudante, com novas maneiras de pensar e agir para professores e alunos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a implementação das estratégias fundamentadas na educação híbrida em um componente curricular no ensino superior, considerando as possibilidades didático-pedagógicas da utilização das emergentes tecnologias digitais. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa, com uma pesquisa documental, exploratória e descritiva, inspirando-se na etnografia virtual e valendo-se da estratégia do estudo de caso.  O lócus do estudo foram as atividades híbridas, realizadas em 2022,  em um componente curricular do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Observamos que a  proposta híbrida implementada aproveitou o melhor dos dois mundos,  intercalando-se as aulas presenciais com atividades online, organizadas no ambiente virtual de aprendizagem da instituição. Dentre as estratégias híbridas implementadas, destacam-se o Treinamento no Portal CAPES, a apresentação de resumos em eventos, além da  utilização de interfaces digitais para realização de pesquisa exploratória, organização de referências, relatório antiplágio e elaboração colaborativa de textos online. Concluímos que as atividades híbridas contribuíram para uma práxis pedagógica dialógica mediada pelo trinômio ação-reflexão-ação, promovendo assim a emancipação crítico- reflexiva dos estudantes em sua formação como pesquisadores

Biografía del autor/a

Eniel do Espirito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação. Professor permanente nos programas de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB) e Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA).

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação. Professora permanente nos programas de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB) e  Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (UFBA).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia. Professor titular aposentado UFBA, vinculado aos programas de Pós-graduação em Educação (UFBA) e Difusão do Conhecimento (UFBA).

Citas

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Publicado

15-01-2024

Cómo citar

do Espirito Santo, E., Lima, T. P. P. de, & Bordas, M. . A. G. (2024). EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR . SUD, 14. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/62

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais