O PROGRAMA REUNI DIGITAL E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
Palabras clave:
Educação Superior, Educação a Distância, Reuni DigitalResumen
O artigo pretende analisar o Programa de Expansão da Educação a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), elaborado e implementado na gestão do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Atualmente o programa é desenvolvido como um projeto-piloto que envolve dez universidades federais que ofertam 14 cursos de graduação de curta duração, totalmente na modalidade a distância. Desse modo, por meio de levantamento bibliográfico, documentos normativos, entrevistas e notícias da imprensa, tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, o artigo busca contribuir para o debate sobre o processo de expansão da modalidade EaD nas instituições de educação superior públicas federais e como essa modalidade de oferta descaracteriza a concepção de universidade presente em normativos legais.
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://link.ufms.br/z8f8V . Acesso em 17 fev. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/jIZ4N . Acesso em 23 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Portaria n. 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2019. Disponível em:https://link.ufms.br/vMDjW . Acesso em: 25 jul. 2023.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FARAGE, E. J., da COSTA, A. J. S., & da SILVA, L. B. (2021). A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 226–257.
ROSSI, Rafael. Ontologia e Método na Pesquisa em Educação. In: ROSSI, R. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar: Reflexões de Ensino e Pesquisa. Campo Grande: Télos Educativa, p. 13-42, 2021.
SEKI, Allan Kenji. “O que está em jogo com o ReUni Digital é o próprio significado daquilo que chamamos de universidade brasileira”. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2022. [Entrevista concedida a Erika Farias]. Disponível em: https://link.ufms.br/Mlwap. Acesso em: 13 set 2022.
THIENGO, L. C; DE MARI, C. L. . (2023). O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 193–214. Disponível em: https://link.ufms.br/ZmerA. Acesso em 25 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciana Lopes Ferreira Correa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.