POLÍTICA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EXPERIÊNCIA NIEAD/UFAC

Autores/as

  • Rogéria Gadelha dos Santos da Silva Universidade Federal do Acre
  • Sandro Ricardo Pinto da Silva Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0001-7166-9690
  • José Roberto Guimarães de Souza Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0009-0007-9859-8213
  • Francisco Pinheiro de Assis Universidade Federal do Acre

Palabras clave:

Niead/Ufac, Educação a Distância, Institucionalização

Resumen

Este texto tem como temática a Política de Institucionalização da Educação a Distância – experiência Niead e tem por objetivo apresentar alguns aspectos, tanto positivos como negativos do nosso trabalho, fundamentalmente nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, a partir da experiência adquirida no recredenciamento do Niead/Ufac. Este surge com a finalidade de desenvolver o processo de interiorização da instituição por meio da EaD. Para tanto, entre os anos 2005 e 2011, a universidade debruçou-se sobre o projeto e construção de um prédio para implementação dessa modalidade nesta IPES. Em 2012, a instituição solicita e recebe seu credenciamento, junto ao MEC (Ministério da Educação), para assim poder concorrer à financiamentos UAB. Fato que ocorre em 2014, com a aprovação do financiamento do curso de Licenciatura em Matemática EaD, que foi iniciado apenas em 2017. Em 2020, além da segunda turma do Curso de Licenciatura em Matemática, tivemos a primeira turma de Licenciatura em Física e a Especialização em Ensino de Matemática. Ao início do ano de 2022 conseguimos aprovação para sete cursos, entre os quais, cinco de graduação e dois de especialização, disponibilizando um total de 1080 vagas distribuídas para os oito municípios que têm Polos UAB no estado. A não institucionalização da EaD torna-se hoje o grande entrave à interiorização dos cursos superiores em nosso estado. O Acre é um estado com 22 municípios, apenas oito têm Polos UAB, e todos têm uma população desassistida, no que se refere à formação profissional. A despeito das dificuldades pertinentes à modalidade, a não institucionalização impede que professores com formação específica em EaD sejam contratados, pois não há concurso nessa área e culmina com o trabalho de professores dos cursos presenciais, sem formação em ensino a distância e que não têm sua carga horária de trabalho contabilizada na EaD, visto que são bolsistas nos cursos financiados pela Capes.

Biografía del autor/a

Rogéria Gadelha dos Santos da Silva, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva da Universidade Federal do Acre. Lotada no Centro de Educação, Letras e Artes/Ufac. Mestre em Educação em Educação pelo PPGE/UFAC. Coordenadora Pedagógica do Niead/UFAC.

Sandro Ricardo Pinto da Silva, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Ufac. Doutor em Educação Matemática pela Unesp. Coordenador do Niead/Ufac

José Roberto Guimarães de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Ufac. Mestre em Geometria Diferencial pela Ufam. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática EaD/Ufac

Francisco Pinheiro de Assis, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre.  Lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Ufac. Doutor em História Social com Pós-doutorado em Ciências da Religião pela PUC/SP. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Religião EaD/Ufac

Citas

GARCIA, V. L.; JUNIOR, P. M. C. Educação à distância (EAD) – conceitos e reflexões. http://revista.fmrp.usp.br/Medicina (Ribeirão Preto) 2015; 48(3): 209-13. Disponível em https://link.ufms.br/J508M. Acesso em: julho 2023.

LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; CRUZ, Joseany Rodrigues. Institucionalização da Educação a Distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento. Vídeo Journal of Social and Human Research, jan./jun., 2022.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-54, out. 2006.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

dos Santos da Silva, R. G., Pinto da Silva, S. R., Guimarães de Souza, J. R., & Pinheiro de Assis, F. (2024). POLÍTICA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA NIEAD/UFAC. SUD, 7. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/130

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização