PROJETO DE INTERVENÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Keywords:
Projeto de Intervenção, Modelo Pedagógico, Educação a Distância, Formação Profissional em SaúdeAbstract
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção dos cursos a distância na pós-graduação lato sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) que têm como um dos eixos a elaboração de um projeto de intervenção como trabalho de conclusão de curso (TCC). A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD) desempenha um papel relevante ao oferecer programas educacionais alinhados com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira, visando à formação de profissionais capacitados para atuar na saúde coletiva. Nesse contexto, são utilizadas estratégias didático-pedagógicas para que o aluno estruture e desenvolva seu projeto, integrando a metodologia científica ao seu processo de estudo, ação e reflexão, relacionando a teoria com a prática. As atividades de metodologia científica são incorporadas desde as fases iniciais, permitindo que os aprendizados sobre o conteúdo sejam articulados de forma transversal. Um dos principais desafios decorrentes da proposta do projeto de intervenção como TCC é superar a resistência dos coordenadores e autores, que estão acostumados com um modelo de formação tradicional. Diante dessas dificuldades de compreensão, em 2012 adotou-se a estratégia de buscar aporte teórico, a fim de sustentar a abordagem escolhida. Embora sejam necessários mais estudos sistematizados para demonstrar de forma concreta o impacto positivo dessas estratégias na formação em saúde, os depoimentos de alunos e tutores-docentes nas oficinas de avaliação final de curso, confirmam essas informações. Eles relatam a relevância do projeto de intervenção para impulsionar a continuidade das ações em seus territórios.
References
BATISTA, K. B. C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade, v. 20, n. 4, p. 884–899, out. 2011. Disponível em:https://link.ufms.br/MIZX1. Acesso em: 31 jul. 2023.
CARVALHO, M. Contribuições ao planejamento da força de trabalho em saúde para a atenção básica. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2012.
DESLANDES, S. F. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, C. F.; SANTOS, H. (org.). Curso de impactos da violência na saúde: Caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2012.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2014.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Orientações para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC). Rio de Janeiro: ENSP/ Fundação Oswaldo Cruz, 2018.
FIGUEIREDO, G. O.; VERMELHO, S. C. Desafios para a qualidade da educação a distância: teoria crítica, processo de trabalho e interação social. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 4-26, mar. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/2IL36. Acesso em: 27 jul. 2023.
MALTA, D.; MAHOMED SIDAT, M.; FEUERWERKER, L. C. M.; ROSADO-PINTO, P.; Fresta, M.; HARTZ, Z. M. A; DUSSAULT, G. Formação de recursos humanos em saúde. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. 2019. v. 18, p. 17-24. Disponível em: https://link.ufms.br/ydcl9. Acesso em: 4 abr. 2021.
MARQUES, M. L. A.; MOURA, A. S.; LOPES, P. A.; MIRANDA, M. A. L. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. v. 7, n. 4, p. 215-221, nov. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/njErU. Acesso em: 13 set. 2023.
MINAYO, M. C. S. Mudança: conceito-chave para as intervenções sociais e para a avaliação de programas. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por triangulação de métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://link.ufms.br/XzjbY. Acesso em: 13 set. 2023.
RIOS, D. R.S; SOUSA, D. A. B; Caputo, M. C. Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: o caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v. 23. Disponível em: https://link.ufms.br/4kgte. Acesso em: 13 set. 2023.
RIZZOTTO, M. L. F. et al. Força de trabalho e gestão do trabalho em saúde: revelações da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica no Paraná. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. especial, out./2014. Disponível em: https://link.ufms.br/bqa3Y. Acesso em: 31 jul. 2023.
SANTOS, H. et al. A experiência do Curso Avaliação em Saúde: uma proposta de formação a distância da ENSP/Fiocruz. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 32, n.34, 2021. Disponível em https://link.ufms.br/fMQAY. Acesso em: 30 jul. 2023.
TORRES JÚNIOR, M. O projeto de intervenção como contribuição para transformar as práticas de gestão em saúde: a experiência de um curso de especialização a distância. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Increasing access to health workers in remote and rural areas through improved retention. Geneva: WHO, 2010 Disponível em: https://link.ufms.br/CcD9j. Acesso em: 31 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Paula Celestino de Almeida, Andréia Amaral, Fabio de Faria Peres, Henriette dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.