EGRESSOS DA EAD

RELATO ‘POR ONDE ANDA A EDUCAÇÃO?’ COMPREENSÃO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Authors

  • Thiago Belchior Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ernane Henrique de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vilma Lúcia Macagnan Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-5193-3164

Keywords:

Documentário, Egressos, Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil

Abstract

Neste relato é apresentada a produção do documentário intitulado "Por Onde Anda a Educação?", com o objetivo de abordar a Educação a Distância (EaD) a partir da perspectiva de egressos de cursos de graduação dessa modalidade de uma instituição de ensino superior pública. O documentário foi resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender as experiências dos egressos, os desafios enfrentados durante a trajetória acadêmica e as oportunidades profissionais após a conclusão do curso, possibilitando uma maior aproximação com os sujeitos, capturando suas sensações e emoções por meio de imagens e fatos vivenciados. O gênero documentário é apresentado como uma ferramenta educacional capaz de promover a reflexão e o engajamento do público na busca por novos conhecimentos. No contexto atual, as mídias digitais e as novas práticas sociais facilitam a divulgação científica e tornam a comunicação mais acessível e democrática. Nesse sentido, é relatado o processo metodológico da produção do documentário em que a pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de entrevistas com egressos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Química, Geografia e Matemática, bem como coordenadores de polos EaD e o coordenador da UAB da instituição. Portanto, o trabalho reflete o impacto do documentário como um recurso educacional relevante para divulgação científica e registro da percepção dos egressos sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Author Biographies

Thiago Belchior Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação, Tecnológica e Sociedade pelo programa PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é servidor público trabalhando no Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG.

Ernane Henrique de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência pelo PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é servidor público trabalhando no Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG.

Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP. Atualmente é servidora pública, trabalhando como Professora Adjunta no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

References

COUTO, Heloisa Helena Oliveira de Magalhães; REZENDE, Luiz Augusto. Documentário de divulgação científica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, 2012, p.160-172.

DIONISIO, ngela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mario; BRITO, Karim Siebeneiche (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p.119-132.

MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano. Luz, câmera e emoção: vídeos documentários e história da educação. In: VASCONCELOS, José Gerardo et al. (orgs.). Tempo,espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu. O clone. Public Understanding of Science, Londres, v. 11, n.2, p. 207-208, 2002.

MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 25, 2016, p.432-454.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2005.

PINTO, Thiago Belchior. Egressos de cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Minas Gerais: uma avaliação dos processos formativos e da trajetória profissional. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2020.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. Delta [online], v. 29, n. 1, 2013, p.29-58. Disponível em: < https://link.ufms.br/uW4Sp. Acesso em: 17 jul. 2023.

XAVIER, Jhonatan; GONÇALVES, Carolina. A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Arete: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14. Manaus, 2017, p.182-189.

Published

2024-01-15

How to Cite

Belchior Pinto, T., de Oliveira, E. H., & Macagnan Carvalho, V. L. (2024). EGRESSOS DA EAD: RELATO ‘POR ONDE ANDA A EDUCAÇÃO?’ COMPREENSÃO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES. SUD, 9. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/37

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais