EGRESSOS DA EAD
RELATO ‘POR ONDE ANDA A EDUCAÇÃO?’ COMPREENSÃO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Keywords:
Documentário, Egressos, Educação a Distância, Universidade Aberta do BrasilAbstract
Neste relato é apresentada a produção do documentário intitulado "Por Onde Anda a Educação?", com o objetivo de abordar a Educação a Distância (EaD) a partir da perspectiva de egressos de cursos de graduação dessa modalidade de uma instituição de ensino superior pública. O documentário foi resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender as experiências dos egressos, os desafios enfrentados durante a trajetória acadêmica e as oportunidades profissionais após a conclusão do curso, possibilitando uma maior aproximação com os sujeitos, capturando suas sensações e emoções por meio de imagens e fatos vivenciados. O gênero documentário é apresentado como uma ferramenta educacional capaz de promover a reflexão e o engajamento do público na busca por novos conhecimentos. No contexto atual, as mídias digitais e as novas práticas sociais facilitam a divulgação científica e tornam a comunicação mais acessível e democrática. Nesse sentido, é relatado o processo metodológico da produção do documentário em que a pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de entrevistas com egressos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Química, Geografia e Matemática, bem como coordenadores de polos EaD e o coordenador da UAB da instituição. Portanto, o trabalho reflete o impacto do documentário como um recurso educacional relevante para divulgação científica e registro da percepção dos egressos sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
References
COUTO, Heloisa Helena Oliveira de Magalhães; REZENDE, Luiz Augusto. Documentário de divulgação científica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, 2012, p.160-172.
DIONISIO, ngela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mario; BRITO, Karim Siebeneiche (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p.119-132.
MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano. Luz, câmera e emoção: vídeos documentários e história da educação. In: VASCONCELOS, José Gerardo et al. (orgs.). Tempo,espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu. O clone. Public Understanding of Science, Londres, v. 11, n.2, p. 207-208, 2002.
MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 25, 2016, p.432-454.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2005.
PINTO, Thiago Belchior. Egressos de cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Minas Gerais: uma avaliação dos processos formativos e da trajetória profissional. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2020.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. Delta [online], v. 29, n. 1, 2013, p.29-58. Disponível em: < https://link.ufms.br/uW4Sp. Acesso em: 17 jul. 2023.
XAVIER, Jhonatan; GONÇALVES, Carolina. A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Arete: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14. Manaus, 2017, p.182-189.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thiago Belchior Pinto, Ernane Henrique de Oliveira, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.