PROJETO DE INTERVENÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
Projeto de Intervenção, Modelo Pedagógico, Educação a Distância, Formação Profissional em SaúdeResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção dos cursos a distância na pós-graduação lato sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) que têm como um dos eixos a elaboração de um projeto de intervenção como trabalho de conclusão de curso (TCC). A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD) desempenha um papel relevante ao oferecer programas educacionais alinhados com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira, visando à formação de profissionais capacitados para atuar na saúde coletiva. Nesse contexto, são utilizadas estratégias didático-pedagógicas para que o aluno estruture e desenvolva seu projeto, integrando a metodologia científica ao seu processo de estudo, ação e reflexão, relacionando a teoria com a prática. As atividades de metodologia científica são incorporadas desde as fases iniciais, permitindo que os aprendizados sobre o conteúdo sejam articulados de forma transversal. Um dos principais desafios decorrentes da proposta do projeto de intervenção como TCC é superar a resistência dos coordenadores e autores, que estão acostumados com um modelo de formação tradicional. Diante dessas dificuldades de compreensão, em 2012 adotou-se a estratégia de buscar aporte teórico, a fim de sustentar a abordagem escolhida. Embora sejam necessários mais estudos sistematizados para demonstrar de forma concreta o impacto positivo dessas estratégias na formação em saúde, os depoimentos de alunos e tutores-docentes nas oficinas de avaliação final de curso, confirmam essas informações. Eles relatam a relevância do projeto de intervenção para impulsionar a continuidade das ações em seus territórios.
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