LEITURABILIDADE DE ENUNCIADOS E FEEDBACKS DE ATIVIDADES EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará
  • Laura Helena Pinto de Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3232-8863

Palavras-chave:

Avaliação, Licenciatura, Ensino superior

Resumo

A elaboração de enunciados e a devolutiva da correção de atividades é uma tarefa complexa em que vários critérios técnicos e pedagógicos devem ser considerados, entre eles, o nível de leiturabilidade, ou seja, saber se a escrita se adequa ao público-alvo, devendo ser analisado desde o enunciado até a sua correção crítico-reflexiva, permitindo avaliar com qualidade o aprender e o saber fazer. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o nível de leiturabilidade de enunciados e feedbacks de atividades propostas aos alunos de uma graduação a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva com coleta de dados no Ambiente Virtual de Aprendizagem  Moodle®. Para tanto, foram catalogadas notas e feita a  análise dos enunciados e dos feedbacks das atividades realizadas por tutores, em duas disciplinas, Biologia Celular e Introdução a EaD ofertadas para 22 alunos do polo de Jaguaribe, Ceará. Na análise das notas das atividades Fórum, Mapa conceitual e Infográfico, os alunos obtiveram uma média 74/100, enquanto nas atividades de Texto dissertativo, Podcast e Chats a média foi 80/100. Quanto aos enunciados, a atividade do Texto dissertativo apresentou leiturabilidade “muito difícil”, sendo necessário a escolaridade de Ensino Superior para sua plena compreensão. Os demais enunciados apresentaram a leiturabilidade “difícil”, sendo imperativo a escolaridade de Ensino Médio. Já para os feedbacks das correções dessas atividades, a classificação das atividades da disciplina de Introdução a EaD foi “muito difícil” e, para as atividades da disciplina de Biologia Celular, “difícil”. Por fim, os dados apontam ser importante considerar o nível de leiturabilidade dos enunciados das atividades no momento do planejamento didático das mesmas e dos feedbacks emitidos pela tutoria, ambos devem ter um alinhamento com o público-alvo, visando melhorar o processo de avaliação da aprendizagem. 

Biografia do Autor

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Bióloga licenciada e bacharel, mestre em Microbiologia Médica e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental). Docente da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB.

Laura Helena Pinto de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Bióloga licenciada e bacharel, especialista em formação de professores. Mestranda do ProfBio/UECE. Atua como professora de Biologia nas redes particular, municipal e estadual de ensino. Tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Médica veterinária, mestre em Patologia e doutora em Microbiologia Médica. Docente da Universidade Estadual do Ceará e da UNIFAMETRO. Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Dayanne Maia Pantoja, L., Helena Pinto de Castro, L., & Costa Paixão, G. (2024). LEITURABILIDADE DE ENUNCIADOS E FEEDBACKS DE ATIVIDADES EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/66

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias