EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CONTEMPORANEIDADE
POR UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Educação híbrida, Ensino superior, Tecnologias digitaisResumo
Como legado da cruel pandemia de Covid-19, as atividades didático-pedagógicas no período da pós-pandemia amiúde têm sido enriquecidas pela utilização das tecnologias digitais no ensino superior presencial, potencializando a práxis educativa e possibilitando a emancipação dos estudantes. Nesse sentido, a educação híbrida emerge como possibilidade alvissareira de utilização das tecnologias digitais para além da sala de aula presencial, impulsionando um papel ativo do estudante, com novas maneiras de pensar e agir para professores e alunos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a implementação das estratégias fundamentadas na educação híbrida em um componente curricular no ensino superior, considerando as possibilidades didático-pedagógicas da utilização das emergentes tecnologias digitais. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa, com uma pesquisa documental, exploratória e descritiva, inspirando-se na etnografia virtual e valendo-se da estratégia do estudo de caso. O lócus do estudo foram as atividades híbridas, realizadas em 2022, em um componente curricular do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Observamos que a proposta híbrida implementada aproveitou o melhor dos dois mundos, intercalando-se as aulas presenciais com atividades online, organizadas no ambiente virtual de aprendizagem da instituição. Dentre as estratégias híbridas implementadas, destacam-se o Treinamento no Portal CAPES, a apresentação de resumos em eventos, além da utilização de interfaces digitais para realização de pesquisa exploratória, organização de referências, relatório antiplágio e elaboração colaborativa de textos online. Concluímos que as atividades híbridas contribuíram para uma práxis pedagógica dialógica mediada pelo trinômio ação-reflexão-ação, promovendo assim a emancipação crítico- reflexiva dos estudantes em sua formação como pesquisadores
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