EGRESSOS DA EAD
RELATO ‘POR ONDE ANDA A EDUCAÇÃO?’ COMPREENSÃO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Palavras-chave:
Documentário, Egressos, Educação a Distância, Universidade Aberta do BrasilResumo
Neste relato é apresentada a produção do documentário intitulado "Por Onde Anda a Educação?", com o objetivo de abordar a Educação a Distância (EaD) a partir da perspectiva de egressos de cursos de graduação dessa modalidade de uma instituição de ensino superior pública. O documentário foi resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender as experiências dos egressos, os desafios enfrentados durante a trajetória acadêmica e as oportunidades profissionais após a conclusão do curso, possibilitando uma maior aproximação com os sujeitos, capturando suas sensações e emoções por meio de imagens e fatos vivenciados. O gênero documentário é apresentado como uma ferramenta educacional capaz de promover a reflexão e o engajamento do público na busca por novos conhecimentos. No contexto atual, as mídias digitais e as novas práticas sociais facilitam a divulgação científica e tornam a comunicação mais acessível e democrática. Nesse sentido, é relatado o processo metodológico da produção do documentário em que a pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de entrevistas com egressos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Química, Geografia e Matemática, bem como coordenadores de polos EaD e o coordenador da UAB da instituição. Portanto, o trabalho reflete o impacto do documentário como um recurso educacional relevante para divulgação científica e registro da percepção dos egressos sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Referências
COUTO, Heloisa Helena Oliveira de Magalhães; REZENDE, Luiz Augusto. Documentário de divulgação científica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, 2012, p.160-172.
DIONISIO, ngela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mario; BRITO, Karim Siebeneiche (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p.119-132.
MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano. Luz, câmera e emoção: vídeos documentários e história da educação. In: VASCONCELOS, José Gerardo et al. (orgs.). Tempo,espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu. O clone. Public Understanding of Science, Londres, v. 11, n.2, p. 207-208, 2002.
MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 25, 2016, p.432-454.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2005.
PINTO, Thiago Belchior. Egressos de cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Minas Gerais: uma avaliação dos processos formativos e da trajetória profissional. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2020.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. Delta [online], v. 29, n. 1, 2013, p.29-58. Disponível em: < https://link.ufms.br/uW4Sp. Acesso em: 17 jul. 2023.
XAVIER, Jhonatan; GONÇALVES, Carolina. A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Arete: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14. Manaus, 2017, p.182-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Belchior Pinto, Ernane Henrique de Oliveira, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.