O PROGRAMA REUNI DIGITAL E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a Distância, Reuni Digital

Resumo

O artigo pretende analisar o Programa de Expansão da Educação a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), elaborado e implementado na gestão do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Atualmente o programa é desenvolvido como um projeto-piloto que envolve dez universidades federais que ofertam 14 cursos de graduação de curta duração, totalmente na modalidade a distância. Desse modo, por meio de levantamento bibliográfico, documentos normativos, entrevistas e notícias da imprensa, tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, o artigo busca contribuir para o debate sobre o processo de expansão da modalidade EaD nas instituições de educação superior públicas federais e como essa modalidade de oferta descaracteriza a concepção de universidade presente em normativos legais. 

Biografia do Autor

Luciana Lopes Ferreira Correa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia pela UFMS (2007). Especialista em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva pela UEMS (2010). Mestre em Educação pela UFMS (2021). Doutoranda em Educação pela UFMS. Servidora da UFMS desde 2013, ocupante do cargo de Técnica em Assuntos Educacionais.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://link.ufms.br/z8f8V . Acesso em 17 fev. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/jIZ4N . Acesso em 23 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Portaria n. 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2019. Disponível em:https://link.ufms.br/vMDjW . Acesso em: 25 jul. 2023.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FARAGE, E. J., da COSTA, A. J. S., & da SILVA, L. B. (2021). A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 226–257.

ROSSI, Rafael. Ontologia e Método na Pesquisa em Educação. In: ROSSI, R. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar: Reflexões de Ensino e Pesquisa. Campo Grande: Télos Educativa, p. 13-42, 2021.

SEKI, Allan Kenji. “O que está em jogo com o ReUni Digital é o próprio significado daquilo que chamamos de universidade brasileira”. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2022. [Entrevista concedida a Erika Farias]. Disponível em: https://link.ufms.br/Mlwap. Acesso em: 13 set 2022.

THIENGO, L. C; DE MARI, C. L. . (2023). O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 193–214. Disponível em: https://link.ufms.br/ZmerA. Acesso em 25 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Lopes Ferreira Correa, L. (2024). O PROGRAMA REUNI DIGITAL E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS. SUD, 12. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/32

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização