O PROGRAMA REUNI DIGITAL E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
Palavras-chave:
Educação Superior, Educação a Distância, Reuni DigitalResumo
O artigo pretende analisar o Programa de Expansão da Educação a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), elaborado e implementado na gestão do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Atualmente o programa é desenvolvido como um projeto-piloto que envolve dez universidades federais que ofertam 14 cursos de graduação de curta duração, totalmente na modalidade a distância. Desse modo, por meio de levantamento bibliográfico, documentos normativos, entrevistas e notícias da imprensa, tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, o artigo busca contribuir para o debate sobre o processo de expansão da modalidade EaD nas instituições de educação superior públicas federais e como essa modalidade de oferta descaracteriza a concepção de universidade presente em normativos legais.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://link.ufms.br/z8f8V . Acesso em 17 fev. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://link.ufms.br/jIZ4N . Acesso em 23 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Portaria n. 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2019. Disponível em:https://link.ufms.br/vMDjW . Acesso em: 25 jul. 2023.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FARAGE, E. J., da COSTA, A. J. S., & da SILVA, L. B. (2021). A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 226–257.
ROSSI, Rafael. Ontologia e Método na Pesquisa em Educação. In: ROSSI, R. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar: Reflexões de Ensino e Pesquisa. Campo Grande: Télos Educativa, p. 13-42, 2021.
SEKI, Allan Kenji. “O que está em jogo com o ReUni Digital é o próprio significado daquilo que chamamos de universidade brasileira”. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2022. [Entrevista concedida a Erika Farias]. Disponível em: https://link.ufms.br/Mlwap. Acesso em: 13 set 2022.
THIENGO, L. C; DE MARI, C. L. . (2023). O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 193–214. Disponível em: https://link.ufms.br/ZmerA. Acesso em 25 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Lopes Ferreira Correa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.