O DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Tutoria

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa experiencial sobre o desenvolvimento da tutoria do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Sertão e sede na cidade de Delmiro Gouveia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, considerando a análise de um fenômeno contemporâneo e em  contexto de vida real. O objetivo é analisar como a tutoria, enquanto prática docente no Pril, assume um papel significativo na formação inicial de professores diante dos desafios advindos da realidade. A coleta dos dados foi realizada a partir das ações da tutoria realizada nas disciplinas de Desenvolvimento e Aprendizagem, Metodologia Científica, Profissão Docente, Didática, Gestão da Educação e do Trabalho Escolar e Tecnologias Educacionais Digitais, dos cursos de licenciatura em Ciências, Letras e Pedagogia. A análise dos dados seguiu a proposta de Kolb (2014) a partir de uma perspectiva narrativa. Os resultados indicam que cursos presenciais com 40% da carga horária a distância requer da tutoria uma proposta de diálogo ao enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes na continuidade dos estudos em nível superior. As intervenções da tutoria foram para além dos quesitos técnicos e burocráticos, exigindo uma postura de atenção, cordialidade, acolhimento e inclusão.

Biografia do Autor

Leticia de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pelo PPGECIM/CEDU/UFAL, Especialista em Gestão e Organização da Escola pela Unopar (2018) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela CESAMA (2013). Graduação em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas (2012). Atua em Tutoria EaD pelo Pril/Ufal Campus Sertão. Foi monitora de graduação e bolsista de extensão universitária. Atualmente é servidora pública da SEDUC/AL como professora da Educação Especial em Sala de Recursos Multifuncionais e SEMED/Maceió como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal).  Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, Coordenador Geral da UAB/UFAL e Coordenador da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na Ufal, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Referências

ANDRADE, Sandra Mara. A evolução da EaD no Brasil: aspectos históricos, Nead Unicentro. 9 nov. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/Qtmzu. Acesso em: 10 de junho de 2023.

BARKER, Philip. On being an online tutor. Innovations in Education and Teaching International, v. 39, n. 1, p. 3-13, 2002.

BONK, Curt; DENNER, Vanessa. Frameworks for research, design, benchmarks, training, and pedagogy in web-based distance education. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. (org.). Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 331-348.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep. https://link.ufms.br/Pj6G5. Acesso em 15 jun 2023.

_______. Edital MEC/SEB Nº 66/2021. Programa institucional de fomento e indução da inovação da formação inicial continuada de professores e diretores escolares (Pril). Disponível em https://link.ufms.br/5EOIG. Acesso em 15 jun. 2023.

CAMPOS, Glauco Carvalho; VIEIRA, Almir Martins. Prática docente no âmbito da Educação a Distância: estudo com tutores de uma instituição estadual do Rio de Janeiro. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 7, n. 13, 2022.

FLICK, Uwe; NETZ, Sandra. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GOMES, Ednaldo Farias. O tutor na Perspectiva do Sistema Universidade Aberta do Brasil e saberes docentes. Curso de Habilitação em tutoria. Cied/Ufal, 2021.

KOLB, David. A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development.2. ed. . New Jersey: FT press, 2014.

MATTAR, João; RODRIGUES, Lucilene Marques Martins; CZESZAK, Wanderlucy; GRACIANI, Juliana. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educ. rev. [online]. v. 36 2020.

MICCOLI, Laura. Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas: Pontes Editores, 2014.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2013.

REIS, Sandra Regina; BATTINI, Okçana. O trabalho do tutor na ead: função, atribuições e relações entre o professor e o aluno. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, , 2018.. p. 560-570.

SILVA, Maria Marinho da; VIDAL, Odaleia Feitosa. Tutoria online: um (re) pensar sobre o plágio. In: PIMENTEL, Fernando Sílvio Cavalcante; VIDAL, Odaléia Feitosa; BORBA, Sara Ingrid. (org). Sob o olhar da tutoria: educação online. Maceió: EDUFAL, 2013, p. 44-57.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto pedagógico do curso de ciências: biologia, física e química, UFAL: Delmiro Gouveia, 2022. Disponível em https://link.ufms.br/WG5uI Acesso em 16 de jun. 2023.

VAN DER HORST, Catherine Anne; ALBERTYN, Ruth. The importance of metacognition and the experiential learning process within a cultural intelligence–based approach to crosscultural coaching. SA Journal of Human Resource Management, 16, 2018, p. 1–11. Disponível em https://link.ufms.br/rvtEs. Acesso em 16 jun. 2023.

VEDOVE, Juliana Cereda Dale; CAMARGO, Rosi Teresinha Munaretti de. A influência da empatia na relação tutor-aluno. Revista Intersaberes, ano 3, n. 6, p. 155-165, jul-dez 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/MCqcl. Acesso em 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

de Oliveira Santos, L., & Silvio Cavalcante Pimentel, F. (2024). O DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/24

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais