O DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Superior, TutoriaResumo
Este estudo apresenta uma pesquisa experiencial sobre o desenvolvimento da tutoria do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Sertão e sede na cidade de Delmiro Gouveia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, considerando a análise de um fenômeno contemporâneo e em contexto de vida real. O objetivo é analisar como a tutoria, enquanto prática docente no Pril, assume um papel significativo na formação inicial de professores diante dos desafios advindos da realidade. A coleta dos dados foi realizada a partir das ações da tutoria realizada nas disciplinas de Desenvolvimento e Aprendizagem, Metodologia Científica, Profissão Docente, Didática, Gestão da Educação e do Trabalho Escolar e Tecnologias Educacionais Digitais, dos cursos de licenciatura em Ciências, Letras e Pedagogia. A análise dos dados seguiu a proposta de Kolb (2014) a partir de uma perspectiva narrativa. Os resultados indicam que cursos presenciais com 40% da carga horária a distância requer da tutoria uma proposta de diálogo ao enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes na continuidade dos estudos em nível superior. As intervenções da tutoria foram para além dos quesitos técnicos e burocráticos, exigindo uma postura de atenção, cordialidade, acolhimento e inclusão.
Referências
ANDRADE, Sandra Mara. A evolução da EaD no Brasil: aspectos históricos, Nead Unicentro. 9 nov. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/Qtmzu. Acesso em: 10 de junho de 2023.
BARKER, Philip. On being an online tutor. Innovations in Education and Teaching International, v. 39, n. 1, p. 3-13, 2002.
BONK, Curt; DENNER, Vanessa. Frameworks for research, design, benchmarks, training, and pedagogy in web-based distance education. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. (org.). Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 331-348.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep. https://link.ufms.br/Pj6G5. Acesso em 15 jun 2023.
_______. Edital MEC/SEB Nº 66/2021. Programa institucional de fomento e indução da inovação da formação inicial continuada de professores e diretores escolares (Pril). Disponível em https://link.ufms.br/5EOIG. Acesso em 15 jun. 2023.
CAMPOS, Glauco Carvalho; VIEIRA, Almir Martins. Prática docente no âmbito da Educação a Distância: estudo com tutores de uma instituição estadual do Rio de Janeiro. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 7, n. 13, 2022.
FLICK, Uwe; NETZ, Sandra. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOMES, Ednaldo Farias. O tutor na Perspectiva do Sistema Universidade Aberta do Brasil e saberes docentes. Curso de Habilitação em tutoria. Cied/Ufal, 2021.
KOLB, David. A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development.2. ed. . New Jersey: FT press, 2014.
MATTAR, João; RODRIGUES, Lucilene Marques Martins; CZESZAK, Wanderlucy; GRACIANI, Juliana. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educ. rev. [online]. v. 36 2020.
MICCOLI, Laura. Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas: Pontes Editores, 2014.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2013.
REIS, Sandra Regina; BATTINI, Okçana. O trabalho do tutor na ead: função, atribuições e relações entre o professor e o aluno. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, , 2018.. p. 560-570.
SILVA, Maria Marinho da; VIDAL, Odaleia Feitosa. Tutoria online: um (re) pensar sobre o plágio. In: PIMENTEL, Fernando Sílvio Cavalcante; VIDAL, Odaléia Feitosa; BORBA, Sara Ingrid. (org). Sob o olhar da tutoria: educação online. Maceió: EDUFAL, 2013, p. 44-57.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto pedagógico do curso de ciências: biologia, física e química, UFAL: Delmiro Gouveia, 2022. Disponível em https://link.ufms.br/WG5uI Acesso em 16 de jun. 2023.
VAN DER HORST, Catherine Anne; ALBERTYN, Ruth. The importance of metacognition and the experiential learning process within a cultural intelligence–based approach to crosscultural coaching. SA Journal of Human Resource Management, 16, 2018, p. 1–11. Disponível em https://link.ufms.br/rvtEs. Acesso em 16 jun. 2023.
VEDOVE, Juliana Cereda Dale; CAMARGO, Rosi Teresinha Munaretti de. A influência da empatia na relação tutor-aluno. Revista Intersaberes, ano 3, n. 6, p. 155-165, jul-dez 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/MCqcl. Acesso em 20 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leticia de Oliveira Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.