A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO METAVERSO APLICADO ÀS AUDITORIAS INTERNAS DAS IFES BRASILEIRAS
UMA REFLEXÃO TEÓRICA
Palavras-chave:
Auditoria Interna, Capacitação, Metaverso, TecnologiaResumo
A gestão de recursos públicos é de fundamental relevância para a administração pública. As Unidades de Auditorias Internas, presentes nas Instituições Federais de Ensino-IFEs, por força do Decreto n° 3.591/2000, têm a importante atribuição de verificar a execução dos programas de forma precisa e eficiente, promovendo Accountability e Compliance. A Tecnologia da Informação (TI) tem transformado a maneira como as organizações, tanto públicas quanto privadas, são geridas. No contexto do setor público, a adoção de novas tecnologias pode ser desafiadora devido à resistência a mudanças e à cultura do protecionismo. No entanto, é necessário explorar o potencial das tecnologias inovadoras para melhorar a gestão pública e os serviços oferecidos. Entre essas tecnologias inovadoras destaca-se o metaverso, que combina alta qualidade de vídeo, realidade virtual e simulações 3D. O metaverso pode ser aplicado em diferentes níveis de gestão dentro de uma instituição, oferecendo oportunidades de criação de procedimentos ligados à gestão pública, como capacitação e auditoria. A interação entre os usuários, no metaverso, ocorre de maneiras diversas, proporcionando uma experiência imersiva. Nesse contexto, o uso do metaverso pode ser explorado para capacitação dos auditores internos e reformulação dos procedimentos de auditoria, sendo necessário identificar boas práticas, desafios e estratégias para estimular a adoção do Metaverso nas auditorias internas das IFEs.
Referências
BRASIL. Controladoria Geral da União – MT/CGC. Instrução Normativa conjunta n° 08, de 06 de dezembro de 2017. Institui o Manual de orientações técnicas da atividade de auditoria interna governamental do Poder executivo Federal. Brasília, 2017b. Disponível em:https://link.ufms.br/bO2mu . Acesso em 29 jun. 2023.
BRASIL. Decreto n° 3.591, de 6 de setembro de 2000. Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: , 06 de setembro de 2000. Disponível emhttps://link.ufms.br/RjO1s . Acesso em: 13 jun. 2023.
BRASIL. Lei n° 14.535, de 17 de janeiro de 2023. Estima a receita e fixa a despesa da união para o exercício financeiro de 2023. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 17 de janeiro de 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/fXfoo . Acesso em: 13 jun. 2023.
FERNANDES, A.C.G. Algumas questões para o futuro. In e-gov.br a próxima revolução brasileira. São Paulo: Prentice Hall, 2004. Disponível em: https://link.ufms.br/sNhDn . Acesso em: 14 mai. 2022.
MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública no Brasil: políticas de revalorização das carreiras típicas de Estado como fator de atração de novos talentos para o serviço público federal. Revista Observatoria de la Economía de Latinoamerica, Universidad de Málaga, v. 12, n. 1, p. 1-29, 2004.
MONTEIRO, Maria Luiza Garcia. Análise das práticas de auditoria interna da Marinha do Brasil. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, 2017.
MUTTI, Cláudia Silveira Thys. A qualidade da auditoria interna e a legitimidade da gestão das instituições federais de ensino superior brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Graduação em Ciências Contábeis, São Leopoldo, 2019.
NURDIONO; GAMAYUNI, Rindu Rika. The Effect of Internal Auditor Competency on Internal Audit Quality and Its Implication on the Accountability of Local Government. European Research Studies Journal, v. XXI, 4. ed., p. 426-434, 2018.Disponível em https://link.ufms.br/BuUtj. Acesso em 13 jun. 2023.
RENSBURG, Jacobus Oosthuizen Janse van; COETZEE, Philna. Internal audit public sector capability: a case study. Journal Public Affairs, v. 16, p. 181–191, 2016. Disponível em https://link.ufms.br/GaB3j. Acesso em 13 jun. 2023.
ROUSSY, Melanie; BRIVOT, Marion. Internal audit quality: a polysemous notion? Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 29, 5. ed., p. 714-738, 2016. Disponível em https://link.ufms.br/vAErE. Acesso em 13 jun. 2023.
SANTOS, Mauricius. Aplicação do metaverso para modelos tridimensionais no ensino de biologia celular. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Graduação em Engenharia de Computação, Araranguá, 2022. Disponível em https://link.ufms.br/sETwM. Acesso em 29 jun. 2023.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – TCU. Relatório de Levantamento (Fiscalização nº 696/2013). 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/lUPQF Acesso em 29 jun. 2023.
TURETKEN, Oktay; JETHEFER, Stevens; OZKAN, Baris. Internal audit effectiveness: operationalization and influencing factors. Managerial Auditing Journal, v. 35, n. 2, p. 238- 271, 2019. Disponível em https://link.ufms.br/Fju0N. Acesso em: 29 jun 2023.
VECCHIA, A. F.D. Sistema ERP: A Gestão do Processo de Implantação em Universidade Pública 2011. 179F.
Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Maria. Santa,Maria: 2011.
VELOSO. Anna Carolina C.A. Metaverso e propriedade intelectual: NFFS, direitos autorais e desafios da criptoeconomia no caso Hèrmes vs Rothschil. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Ciências Jurídicas. SANTA RITA 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/BCYT8 Acesso em 13 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio dos Santos Souza, Rafael Moré, Alexandre Marino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.