A FORMAÇÃO DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE EAD
Palavras-chave:
EaD, Formação para EaD, Gestão da EaD, Equipes multidisciplinaresResumo
A gestão da Educação a Distância (EaD) é composta por elementos de ordem administrativa, pedagógica, política e tecnológica. Diferentes tessituras constituem o escopo dessa modalidade de modo que as formas de fazer a gestão da EaD evolui e amplia seus horizontes à medida em que a própria modalidade ocupa novos espaços de manifestação. A formação das equipes que fazem a EaD percorre um caminho que guarda estreita relação com a evolução da modalidade, na qual aponta para a profícua articulação com os processos de interação e interatividade, alinhada aos avanços tecnológicos e às formas de construção do conhecimento em rede. Nesse sentido, apresentamos neste artigo a seguinte problemática: o que as pesquisas mais recentes apontam sobre as tendências de formação para as equipes da EaD no Brasil? O nosso objetivo é analisar as perspectivas de formação das equipes da EaD no Brasil apontadas nos artigos científicos ao longo 20 anos. Os artigos foram levantados em uma pesquisa bibliográfica realizada na base de dados Redalyc, entre 2002 e 2022. O presente artigo é de natureza qualitativa e possui como princípio epistemológico as bases do materialismo histórico-dialético, considerando a categoria da contradição e mediação. O processo de investigação do objeto em questão foi constituído a partir do levantamento bibliográfico na base de dados, em articulação aos editais de processos seletivos para a composição das equipes multidisciplinares de cinco instituições públicas do país. Identificamos lacunas nas pesquisas sobre a formação das equipes multidisciplinares bem como na sistematização de projetos formativos das instituições que contratam as equipes. A gestão se coloca em todas as situações apresentadas, revelando movimentos de continuidade ou ruptura dos processos que podem tanto conservar os efeitos da fragmentação do trabalho na EaD quanto remodelar os processos de planejamento e execução das ações que envolvem a modalidade a distância.
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