A POLÍTICA DE CONECTIVIDADE EM ALDEIAS INDÍGENAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Conectividade, Aldeias Indígenas, Ensino superior

Resumo

A conectividade em aldeias indígenas é um desafio, principalmente por conta da localização remota dessas comunidades, da falta de infraestrutura de telecomunicações e das barreiras linguísticas e culturais. No entanto, nos últimos anos, vários esforços foram realizados para melhorar a conectividade nessas áreas e reduzir a chamada lacuna digital entre os povos indígenas e a sociedade. Em relação ao Ensino Superior, o projeto Alunos Conectados, com fomento e gestão do Ministério da Educação (MEC) e conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN), concentra-se na instalação de infraestrutura básica, como torres de comunicação e antenas, para levar a conectividade para essas áreas. O uso de tecnologias como satélites e redes móveis também são explorados. Uma das principais vantagens da conectividade em aldeias indígenas é o acesso aos recursos educacionais. A internet é um caminho para materiais de aprendizagem, cursos online e recursos de pesquisa que podem melhorar a qualidade da educação nessas comunidades indígenas e a troca de conhecimentos e experiências entre elas. É fundamental que as políticas e iniciativas relacionadas à conectividade dos povos originários no Ensino Superior levem em consideração as necessidades específicas de cada aldeia, a fim de promover a Educação e fortalecer o desenvolvimento destas.

Biografia do Autor

Fabio Gomes da Silva, UFMS

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande (2011). Possui pós-graduação lato sensu em Direito Público pela Faculdade Legale (2021). Atuou como Secretário e Gestor Financeiro do Programa de Assistência à Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PAS/UFMS) no período de 2017 a 2021. Discente ingressante em 2021 do Mestrado Nacional em Administração Pública (PROFIAP/UFMS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Gestão Financeira Pública. Tem experiência na Gestão de Programa de Assistência à Saúde Suplementar prestada diretamente pelo órgão ou entidade da Administração Federal. No presente, atua junto a Secretaria de Formação Integrada da Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMS.

Rafael Ribeiro Guimarães, UFMS

Possui graduação em Administração pela Anhanguera Educacional (2017). Possui pós-graduação lato sensu em Processos Gerencias pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2018). Atua como Secretário de Formação Integrada da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2021 até o presente. Atua como Professor Tutor do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (AGEAD/UFMS).

Cléo Adriano da Silva, UFMS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; é pós-graduado em Gestão Empreendedora de Negócios pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN e possui mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - ANHANGUERA/UNIDERP. Foi professor da Faculdade de Chapadão do Sul - FACHASUL, da Faculdade de Tecnologia do SENAI - FATEC/MS. No mais atuou como professor nos cursos de Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão em Saúde e Administração Pública modalidade Ead da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi tutor do curso de Gestão Pública modalidade Ead da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente é Administrador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo ingressado no cargo em 2006.

Referências

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gomes da Silva, F., Ribeiro Guimarães, R., & Adriano da Silva, C. (2024). A POLÍTICA DE CONECTIVIDADE EM ALDEIAS INDÍGENAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/146

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização