POLÍTICA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EXPERIÊNCIA NIEAD/UFAC

Autores

  • Rogéria Gadelha dos Santos da Silva Universidade Federal do Acre
  • Sandro Ricardo Pinto da Silva Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0001-7166-9690
  • José Roberto Guimarães de Souza Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0009-0007-9859-8213
  • Francisco Pinheiro de Assis Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Niead/Ufac, Educação a Distância, Institucionalização

Resumo

Este texto tem como temática a Política de Institucionalização da Educação a Distância – experiência Niead e tem por objetivo apresentar alguns aspectos, tanto positivos como negativos do nosso trabalho, fundamentalmente nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, a partir da experiência adquirida no recredenciamento do Niead/Ufac. Este surge com a finalidade de desenvolver o processo de interiorização da instituição por meio da EaD. Para tanto, entre os anos 2005 e 2011, a universidade debruçou-se sobre o projeto e construção de um prédio para implementação dessa modalidade nesta IPES. Em 2012, a instituição solicita e recebe seu credenciamento, junto ao MEC (Ministério da Educação), para assim poder concorrer à financiamentos UAB. Fato que ocorre em 2014, com a aprovação do financiamento do curso de Licenciatura em Matemática EaD, que foi iniciado apenas em 2017. Em 2020, além da segunda turma do Curso de Licenciatura em Matemática, tivemos a primeira turma de Licenciatura em Física e a Especialização em Ensino de Matemática. Ao início do ano de 2022 conseguimos aprovação para sete cursos, entre os quais, cinco de graduação e dois de especialização, disponibilizando um total de 1080 vagas distribuídas para os oito municípios que têm Polos UAB no estado. A não institucionalização da EaD torna-se hoje o grande entrave à interiorização dos cursos superiores em nosso estado. O Acre é um estado com 22 municípios, apenas oito têm Polos UAB, e todos têm uma população desassistida, no que se refere à formação profissional. A despeito das dificuldades pertinentes à modalidade, a não institucionalização impede que professores com formação específica em EaD sejam contratados, pois não há concurso nessa área e culmina com o trabalho de professores dos cursos presenciais, sem formação em ensino a distância e que não têm sua carga horária de trabalho contabilizada na EaD, visto que são bolsistas nos cursos financiados pela Capes.

Biografia do Autor

Rogéria Gadelha dos Santos da Silva, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva da Universidade Federal do Acre. Lotada no Centro de Educação, Letras e Artes/Ufac. Mestre em Educação em Educação pelo PPGE/UFAC. Coordenadora Pedagógica do Niead/UFAC.

Sandro Ricardo Pinto da Silva, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Ufac. Doutor em Educação Matemática pela Unesp. Coordenador do Niead/Ufac

José Roberto Guimarães de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Ufac. Mestre em Geometria Diferencial pela Ufam. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática EaD/Ufac

Francisco Pinheiro de Assis, Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da Universidade Federal do Acre.  Lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Ufac. Doutor em História Social com Pós-doutorado em Ciências da Religião pela PUC/SP. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Religião EaD/Ufac

Referências

GARCIA, V. L.; JUNIOR, P. M. C. Educação à distância (EAD) – conceitos e reflexões. http://revista.fmrp.usp.br/Medicina (Ribeirão Preto) 2015; 48(3): 209-13. Disponível em https://link.ufms.br/J508M. Acesso em: julho 2023.

LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; CRUZ, Joseany Rodrigues. Institucionalização da Educação a Distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento. Vídeo Journal of Social and Human Research, jan./jun., 2022.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-54, out. 2006.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

dos Santos da Silva, R. G., Pinto da Silva, S. R., Guimarães de Souza, J. R., & Pinheiro de Assis, F. (2024). POLÍTICA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA NIEAD/UFAC. SUD, 7. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/130

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização