PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA A DISTÂNCIA NO ESTADO DE RORAIMA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aldaires Aires da Silva Lima Instituto Federal de Roraima
  • Aline Lima Soares da Costa Instituto Federal de Roraima
  • Mariana da Silva Souza Instituto Federal de Roraima

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação, Educação a Distância

Resumo

A educação a distância é uma modalidade de ensino presente em diversas instituições no estado de Roraima, e na IES aqui apresentada, ela ocorre desde 2011, com fomento principalmente da CAPES, na oferta de cursos de licenciatura e pós-graduação, tendo formado centenas de estudantes de todos os municípios do estado. O relato aqui apresentado versa sobre o curso de pós-graduação em Educação Empreendedora, fomentado pela prefeitura de um município do interior do estado, que pretendeu formar principalmente professores da educação básica, e  contou com  profissionais de várias áreas. O curso teve um número elevado de candidatos de outros estados do país, mas era voltado apenas para residentes em Roraima. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos ingressantes no curso esteve relacionada com o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle, já que ele ocorreu à distância. Para além da dificuldade com os recursos tecnológicos, os professores também dominavam pouco ou quase nada do AVA-Moodle.Isso demandou esforços da equipe multidisciplinar no início de cada componente, a fim de possibilitar um melhor aprendizado ao estudante. Outra dificuldade enfrentada esteve relacionada ao acesso à internet para a resolução das atividades propostas pelos professores, que por diversas vezes precisaram ser prorrogadas para o seu cumprimento. Para além da instabilidade na internet e da energia elétrica, a evasão de estudantes ao longo do período fez com que a equipe multidisciplinar e a  coordenação de curso precisassem buscar alternativas para diminuir a evasão e trazer de volta os estudantes que estavam por diversos motivos ausentes do curso.  

Biografia do Autor

Aldaires Aires da Silva Lima, Instituto Federal de Roraima

Licenciada em Ciências Biológicas (UFRR). Mestre em Educação (UFRRJ). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste.

Aline Lima Soares da Costa, Instituto Federal de Roraima

Licenciada em Espanhol. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Coordenadora de Educação a Distância do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste.

Mariana da Silva Souza , Instituto Federal de Roraima

Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-graduada em Formação docente do ensino superior (Estácio). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Professora EBTT do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste.

Referências

ABADI, A. M. Autonomia para Aprendizagem na Educação a Distância: um processo de construção e desafios. 2014. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário UNIVATES. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências Exatas. Lajeado, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/mUQrX. Acesso em: 30 de jul. 2023.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados Roraima. Brasília, DF: IBGE. Disponível em: https://link.ufms.br/Zb3mK. Acesso em: 30 de jul. 2023.

SILVA, S. R. da. A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima. 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de pós-graduação em Administração universitária. Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/FCQ3G. Acesso em: Acesso em: 30 de jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Aires da Silva Lima, A., Lima Soares da Costa, A., & da Silva Souza , M. (2024). PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA A DISTÂNCIA NO ESTADO DE RORAIMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SUD, 8. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/118

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias