DA ESCUTA SOBRE OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO À QUALIFICAÇÃO DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas
  • Christiano Martino Otero de Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Rosaura Espirito Santo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Denize Ott Felcher Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

MOOC, Ensino mediado por tecnologias, Moodle, Cocriação, Gamificação

Resumo

Os anos de 2020 e 2021, marcados por uma pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), exigiram que o ensino que antes era eminentemente presencial fosse migrado para um ensino mediado por tecnologias digitais. Na UFPel, cerca de 1.500 professores e 20 mil estudantes migraram para uma Plataforma de ensino chamada e-AULA, que é baseada no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Neste cenário, algumas proposições pedagógicas obtiveram sucesso, enquanto outras, sob as lentes dos discentes, não potencializaram o aprendizado. Este relato mostra os resultados de uma pesquisa acerca das proposições pedagógicas feitas pelos docentes durante o ensino remoto, identificando aquelas que, sob as lentes dos discentes, não obtiveram resultado positivo acerca de suas aprendizagens ou não potencializaram o desempenho dos estudantes no respectivo componente curricular. A partir da identificação das proposições que menos contribuíram para o aprendizado, soluções foram cocriadas por meio do método Design SPRINT. Essas soluções foram a cocriação e disponibilização de videostutoriais acerca da utilização de fóruns e de um MOOC sobre gamificação e elementos de gamificação H5P (plugin do e-AULA). Como conclusão, essa experiência frisou que a escuta ativa dos discentes é capaz de potencializar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, fomentando o pilar ensino da Universidade.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2017). Professor Ajunto A da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Christiano Martino Otero de Avila, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil (2020).
Docente da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Rosaura Espirito Santo da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas, Brasil (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2020). Professor Titular da Universidade Federal de Pelota, Brasil.

Referências

ALVES, F. Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. São Paulo: DVS Editora. 2015.

ÁVILA, C. M. O.; BOLZAN, L. M.; NÖRNBERG, L.; DA SILVA, R. E. S. Relatos de Práticas Exitosas no Ensino Remoto. Pelotas. 2023.

BOLZAN, L. M.; ANTUNES, E. D. D.; FERNANDES, D.. Processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação nos cursos superiores de administração sob a percepção de seus protagonistas. Santa Maria: Arco Editores, 2022.

BURKE, B. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora. 2015.

BUSARELLO, R.; FADEL, L.; ULBRICHT, V. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 11-37, 2014.

DICHEVA, D.; DICHEV, C.; AGRE, G.; ANGELOVA, G. Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society. v. 18, n. 3, p. 1–14, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/oMiSF.

FERNANDES, D. Para uma Teoria de Avaliação Formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/Poeed.

______. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa, Portugal: Texto Editores, 2008.

LEITE, C. Políticas de Currículo em Portugal e (Im)Possibilidades da Escola se assumir como uma Instituição Curricularmente Inteligente. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 67-81, 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/HjR0Q.

MONKS, E.; AL-ALAM, T.; ROSA, P.D.C.; DA ROSA, J. N.; RIPPEL, H.V. Plataforma Integrada de Ensino Remoto para a UFPel: Ambiente e-Aula.p.158 a 162. In: Workshop de tecnologia da informação e comunicação das instituições federais de ensino superior [livro eletrônico]: v. 1 / organização Ligia Maria Carvalho Sousa, Eunice Pereira dos Santos Nunes. -- 14. ed. -- Brasília: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, 2022.

PERRENOUD, P. Avaliação da Excelência à Regulação das Aprendizagens: Entre duas Lógicas. São Paulo: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Bolzan, L. M., Martino Otero de Avila, C., Espirito Santo da Silva, R., & Denize Ott Felcher, C. (2024). DA ESCUTA SOBRE OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO À QUALIFICAÇÃO DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS. SUD, 11. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/112

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais