DA ESCUTA SOBRE OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO REMOTO À QUALIFICAÇÃO DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
MOOC, Ensino mediado por tecnologias, Moodle, Cocriação, GamificaçãoResumo
Os anos de 2020 e 2021, marcados por uma pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), exigiram que o ensino que antes era eminentemente presencial fosse migrado para um ensino mediado por tecnologias digitais. Na UFPel, cerca de 1.500 professores e 20 mil estudantes migraram para uma Plataforma de ensino chamada e-AULA, que é baseada no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Neste cenário, algumas proposições pedagógicas obtiveram sucesso, enquanto outras, sob as lentes dos discentes, não potencializaram o aprendizado. Este relato mostra os resultados de uma pesquisa acerca das proposições pedagógicas feitas pelos docentes durante o ensino remoto, identificando aquelas que, sob as lentes dos discentes, não obtiveram resultado positivo acerca de suas aprendizagens ou não potencializaram o desempenho dos estudantes no respectivo componente curricular. A partir da identificação das proposições que menos contribuíram para o aprendizado, soluções foram cocriadas por meio do método Design SPRINT. Essas soluções foram a cocriação e disponibilização de videostutoriais acerca da utilização de fóruns e de um MOOC sobre gamificação e elementos de gamificação H5P (plugin do e-AULA). Como conclusão, essa experiência frisou que a escuta ativa dos discentes é capaz de potencializar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, fomentando o pilar ensino da Universidade.
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