CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A INVESTIGAÇÃO DE POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO ABERTA NA UAB

Autores

  • Djaine Damiati UnB

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Cartografia das Controvérsias, Educação Aberta, REA, UAB

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a Cartografia das Controvérsias (CC) como proposta metodológica para a investigação do processo de implementação de políticas públicas em Educação Aberta no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata-se de uma sistematização teórico-metodológica desenvolvida para pesquisa em andamento que tem como recorte a implementação da Resolução nº1 de 11 de março do CNE/CES e da Portaria nº 183 de 21 de outubro da CAPES, ambas promulgadas em 2016, cujo foco é o incentivo à criação, disponibilização, gestão e uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior público brasileiro, em especial, no caso da portaria da CAPES, no Sistema UAB. O estudo parte da constatação de que, após sete anos de sua implementação, essas políticas tiveram um impacto limitado na produção e uso de REA nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), vinculadas à UAB. Para identificar e compreender as razões subjacentes a esse fenômeno, a pesquisa em questão propõe a utilização da metodologia da Cartografia das Controvérsias, um conjunto de técnicas voltadas para a análise de disputas públicas relacionadas a questões tecnocientíficas. Neste artigo, procura-se demonstrar como a Cartografia das Controvérsias, enquanto metodologia de análise, pode oferecer contribuições relevantes no processo de investigação das complexas dinâmicas que envolvem a implementação de políticas públicas, ao mapear seus os atores, argumentos e elementos, revelando seu potencial para clarificar os diferentes interesses em jogo, com vistas a apontar possíveis caminhos para a compreensão mais aprofundada do cenário e a busca de soluções para o problema em questão.

Biografia do Autor

Djaine Damiati, UnB

Pesquisadora da Cátedra UNESCO em EaD e da Iniciativa Educação Aberta. Pós-doutoranda na Faculdade de Educação (UnB). Doutora em Ciências Sociais (UNESP), com Estágio de Doutorado na Universidade de Lisboa (ICS -UL) na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP, Tecnóloga em Informática e Licenciada em Pedagogia. 

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Damiati, D. (2024). CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A INVESTIGAÇÃO DE POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO ABERTA NA UAB. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/111

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização